rss_feed Mídias e Destaques

  • Todos os dias, milhares de pessoas são impactadas de alguma forma pelas ações do Grupo Marista...

  • Durante os dias 25 e 26 de agosto, aconteceu no Colégio Marista Santa Maria (Curitiba) a IV Jornada Provincial Marista ...

  • Nos dias 19 e 20 de outubro, mais de 260 pessoas, entre pesquisadores, Irmãos Maristas, educadores e representantes ...

  • O Encontro Mistagógico Marista nasceu da necessidade de reflexão sobre a ação pastoral Marista em contextos...

EVANGELIZAÇÃO

A Evangelização Marista é o berço de uma educação libertadora e edificante, e está, cada vez mais viva, no sonho de crianças e jovens ao redor do mundo.

A proposta educativa Marista, fundamentada na presença e no amor, contribui para a leitura, a interpretação e a resposta crítica aos apelos contemporâneos.

Crianças, adolescentes e jovens são acolhidos e encorajados a construírem seu projeto de vida alicerçado em bons valores. O ano do nosso Bicentenário foi inspirador e especial, pois nele, resgatamos nossas origens e sentamos em torno da mesma mesa para edificar ainda mais a Missão Marista.

VEM: voluntariado que transforma!

Em 5 de dezembro de 2018, Dia Internacional do Voluntário, a Província Marista Brasil Centro-Norte lançou o Voluntariado Estudantil Marista (VEM). Com base em um documento balizador e sistemático, o VEM pretende fortalecer a construção de uma consciência crítica e do desenvolvimento do serviço voluntário entre toda a comunidade educativa Marista.

Cerca de apenas 1% dos adolescentes brasileiros (até 17 anos) contribuem com ações voluntárias no Brasil. E é justamente esta faixa etária que o VEM pretende mobilizar. No documento, a juventude se apresenta como uma “vocação profética” e se relaciona com a missão missionária. De acordo com o VEM, o estudante Marista precisa entender quatro elementos para se engajar no voluntariado: perceber-se, comprometer-se, atuar e celebrar. O documento também traz o Itinerário Formativo, como um instrumento de empoderamento e de ampliação das possibilidades do sujeito, para aumentar sua capacidade de ação no próprio contexto e a consciência dos valores e das ações que os guiam.

O VEM é composto por três fases – local, regional e internacional –, que fazem parte do Itinerário Formativo, e integram as competências e as habilidades propostas para cada fase. Os símbolos, também presentes no documento – Mochila, Sandália e Álbum –, são os elementos que traduzem a missão solidária: a mochila representa a saída, a preparação; a sandália significa colocar os pés na realidade; e o álbum, a memória realizada.

Equipe acompanha de perto as ações de voluntariado do Marista Centro-Norte.

Cartaz Voluntariado Estudantil Marista (VEM).

“O Voluntariado Estudantil Marista (VEM) é uma força importante, tanto para os nossos estudantes, quanto para a consolidação dos princípios da educação Marista. O VEM atende aos apelos dolorosos da sociedade com ações significativas, além disso enriquece o currículo de sala de aula trazendo para a prática aquilo que se estuda, tornando-nos uma escola em saída, uma escola que vai além dos seus muros. No Colégio Marista Palmas, trabalhamos em parceria com duas instituições, um hospital-maternidade e uma casa que atende adolescentes grávidas. Esse é mais um dos projetos pastorais que vêm contribuindo com a formação humana dos estudantes, por isso nos alegramos muito em realizá-lo.”

Esmeraldina Laurinda da Silva Coordenadora de Pastoral do Colégio Marista de Palmas (TO)Província Marista Brasil Centro-Norte (Marista Centro-Norte)

Saiba mais em: Agenda 2030

Encontro de Jovens Maristas propõe reflexões para fazer a diferença no mundo

No dia 25 de agosto, mais de 1.600 estudantes e educandos da Província Marista Brasil Sul-Amazônia se reuniram na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para o Encontro de Jovens Maristas (EJM). O evento teve como tema a palavra Atitude, uma forma de refletir sobre a situação atual do país e de motivar as pessoas a fazer a diferença no mundo. Organizado pelos próprios integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) da Universidade, o encontro contou com oficinas, momentos celebrativos e de confraternização. No total, cerca de 70 pessoas estiveram envolvidas na concepção do EJM, e foram responsáveis por planejar desde a acolhida até as falas da cerimônia de abertura.

O processo participativo se refletiu em todos os aspectos do evento. O cuidado ao meio ambiente, por exemplo, esteve presente desde o início da organização. A ambientação foi feita com materiais recicláveis confeccionados pelos jovens. Também não foram utilizadas lonas ou banners, e o uso de plástico foi restrito. Nas refeições, foram priorizados alimentos mais saudáveis, buscando diminuir os impactos na natureza.

EJM reúne mais de 1.600 jovens.

“É visível como os jovens se engajam durante o encontro. Mais do que ajudar na organização, eles têm lugar de fala, e podem debater sobre causas muito próprias deles.”

José Jair Ribeiro Coordenador de Pastoral - Porto Alegre (RS) Província Marista Brasil Sul-Amazônia

Saiba mais em: Agenda 2030

Circuito Projeto de Vida

Desenvolvido e coordenado pela Província Marista Brasil Centro-Sul, o Circuito Projeto de Vida (CPV) possibilita que jovens tenham uma visão integral de si mesmos e reflitam sobre sua vida nas várias dimensões do ser humano. O CPV também contribui para que eles exerçam sua liberdade de escolha com responsabilidade, coerência, acompanhando-os no discernimento em relação ao seu futuro.

O CPV é composto por uma plataforma digital, a Revista Mais Feliz e o Almanaque Vocacional. Todos esses materiais são de caráter pedagógico e destinados a jovens e adolescentes com idades entre 13 e 18 anos que desejam pensar mais profundamente sobre projetos de vida e vocação. Em 2018, quase 5.000 jovens foram atingidos com as reflexões e desenvolvimento do CPV, tanto na Rede de Colégios quanto nos Centros Educacionais Maristas.

Na plataforma digital do site www.cicuitoprojetodovida.com.br, o jovem vai encontrar o bloco dos temas chamados detonadores ou inspirações, são doze textos abordando temáticas sobre diversão, família, diversidade, amizade, espiritualidade, sonhos, solidariedade, socialização, entre outros. Cada temática contém um vídeo relacionado ao assunto, uma dica de leitura, uma frase inspiradora e algumas perguntas que ajudam o leitor a refletir sobre o projeto de vida e sua vocação. O site ainda oferece o bloco das “Nanoatitudes”, são 31 oportunidades de realizar pequenas boas ações; o bloco das “Listas”, é composto por vinte assuntos bem atuais, em forma de listas, em que o jovem pode listar suas anotações sobre cada um deles; ainda é disponibilizado o bloco da “Biografia”, no qual os usuários podem registrar os acontecimentos importantes de sua vida.

A Revista Mais Feliz contempla, entre outras diversas editorias, as doze inspirações que estão no site além de entrevistas, dicas, e outros assuntos importantes e interessantes para a reflexão sobre o Projeto de Vida. Já o Almanaque Vocacional, como o próprio nome diz, segue uma linha mais religiosa, para se desenvolver a espiritualidade e a dimensão religiosa da vocação.

Atualmente, o Circuito Projeto de Vida foi assumido como projeto a ser desenvolvido em toda a região América Sul. Nesse sentido, as demais províncias estão se organizando para desenvolvê-lo em suas unidades.

Plataforma Circuito Projeto Vida. Fonte: Webcard Facebook – Caminho/Interação.

“Vivemos mais estressados e estamos sempre correndo. A vida está com pressa e não estamos com tempo para nada. Assim é a visão inconsciente da maioria da população mundial sobre a vida. A afirmação de que o tempo corre é verdadeira, porém ele pode ser planejado e muito bem aproveitado. Você está no Ensino Médio e te perguntam que profissão seguir e, então, na sua mente: Nenhuma. Ou talvez, tudo. Tomar uma decisão de imediato ou se sentir na obrigação de ter feito uma escolha em determinado momento te levarão apenas para um poço de preocupação e ansiedade.”

Julia Simões Vannucci Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Colégio Marista Nossa Senhora da Glória - São Paulo/SP Província Marista Brasil Centro-Sul

Saiba mais em: Agenda 2030

Retratos de uma Missão

Todos os dias, milhares de pessoas são impactadas de alguma forma pelas ações do Grupo Marista por meio das Frentes de Missão, que englobam Educação, Solidariedade e Saúde. Dessa forma, colaboradores, Irmãos, Leigos Maristas e a comunidade em geral vivenciam a missão deixada por Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Retratos de uma missão conta a história de pessoas impactadas pela Missão Marista, entre eles colaboradores, Irmãos e membros da comunidade. São nove vídeos que possuem duração de três a cinco minutos, sendo que cada um apresenta um personagem real.

Ação do Grupo Marista – Retratos de uma missão.

Fonte: Canal do Grupo Marista no Youtube, 7 jun. 2018. Disponível em: Canal do Grupo Marista

IV Jornada Provincial Marista das Juventudes

Durante os dias 25 e 26 de agosto, aconteceu no Colégio Marista Santa Maria (Curitiba) a IV Jornada Provincial Marista das Juventudes (JPMJ). Com o tema e lema “Inspirados por Maria: Chamados a ser casa de luz e farol de esperança para o mundo”, a atividade teve como objetivo congregar as juventudes Maristas em um espaço para a reflexão, oração, partilha, discussão e celebração. A Jornada contou com a presença de aproximadamente 900 participantes – jovens, colaboradores e Irmãos Maristas vindos de diversos lugares da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Um dos destaques da JPMJ foi contar com uma equipe de trabalho inteiramente jovem. Formada por ex-alunos e educandos, colaboradores (pastoralistas e animadores vocacionais), vocacionados e Irmãos Maristas, essa equipe esteve à frente de todo o processo da atividade, legitimando a premissa de protagonismo juvenil preconizada pela Província.

Participantes da IV Jornada Provincial Marista das Juventudes.

Fonte: Pastoral Juvenil Marista (PMJ), 5 set. 2018. Disponível em: pjmgrupomarista.org.br

Simpósio promove debate sobre a diversidade das juventudes

Nos dias 19 e 20 de outubro, mais de 260 pessoas, entre pesquisadores, Irmãos Maristas, educadores e representantes de movimentos sociais, estiveram reunidas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para o I Simpósio Juventudes Contemporâneas. O encontro, organizado pelo Comitê Juventudes da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e pelo Observatório Juventudes da PUCRS, potencializou reflexões e debates relacionados ao tema por meio de três painéis e mais de 130 trabalhos apresentados. A programação compartilhou diferentes enfoques pela vida das juventudes, promovendo o diálogo e incentivando o protagonismo juvenil.

Cartaz do I Simpósio Juventudes Contemporâneas.

Encontro debate os processos socioeducativos na promoção da cultura da paz

O Encontro Mistagógico Marista nasceu da necessidade de reflexão sobre a ação pastoral Marista em contextos de vulnerabilidade social. A prática já era realizada na Província Marista Brasil Centro-Sul, e teve início na Sul-Amazônia em 2014.

Em 2018, ocorreu a quarta edição do evento, tendo como local de inserção o Centro Social Marista da Juventude (CMJU). Com o tema “Os processos socioeducativos de promoção da cultura de paz”, os participantes conheceram a história não só da unidade-sede como também de outras iniciativas e instituições que atuam no território – bairros Vila Nova e Cavalhada, na Zona Sul de Porto Alegre.

Além dos pastoralistas das Unidades Sociais, participaram também as coordenações pedagógicas, a fim de fortalecer o trabalho e a integração das áreas. Um dos destaques da programação foi a dinâmica realizada pelo Quilombo do Sopapo, além da visita guiada realizada no Centro de Educação Profissional São João Calábria.

4º Encontro Mistagógico Marista.