Apresentação do Relatório Social GRI – (G4-08, G4-18 a G4-30, G4-32)

O Brasil Marista apresenta o Relatório Social, referente a 2018, que segue as Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), na opção “De Acordo” - Essencial.

Com o objetivo de apresentar aos stakeholders as conquistas, as iniciativas e os esforços conjuntos para o fortalecimento da missão, a publicação anual do Relatório é cuidadosamente acompanhada pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes das três Províncias do Brasil Marista (Província Marista Brasil Centro-Sul/Grupo Marista, Província Marista Brasil Centro-Norte/Marista Centro-Norte e Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista). É por meio da escuta formal e do diálogo construídos com esses representantes que é conduzida a revisão de conteúdos e de temas materiais apresentados anualmente. A exemplo da publicação do ano de 2017, não há modificações relevantes de dados e de conteúdo. Os dados gerenciais apresentados, quando aplicáveis, mantêm a série histórica dos três últimos exercícios para garantir a comparação com as edições anteriores. Quanto à abrangência, o Relatório inclui informações sobre a atuação Marista nas áreas de Direitos Humanos, Educação, Editoração, Solidariedade, Saúde, Responsabilidade Socioambiental, Evangelização, além de informações de base contábil, gerencial, econômica e social.

Nesse sentido, o anuário tem se tornado significativo ao apresentar o compromisso social do Brasil Marista ao seu público de interesse: Irmãos Maristas, colaboradores de todas as associadas e frentes de atuação, professores, educadores sociais, estudantes e educandos, pacientes dos hospitais, clientes diretos das editoras, ex-alunos, associações e organizações eclesiais, organizações públicas, instâncias políticas, fornecedores, organizações e imprensa.

Solidariedade, espírito em família, simplicidade, amor ao trabalho, espiritualidade, presença e interculturalidade são valores que estruturam as bases da atuação Marista no Brasil e no mundo e que reafirmam as ideias do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, cuja vida foi dedicada à educação de criança e jovens. A missão iniciada pelo fundador, em 2 de janeiro de 1817, espalhou-se rapidamente pelo mundo, migrando da França para a Europa, África e América. Hoje, está presente em mais de 81 países.

No exercício 2018, no território brasileiro, cerca de 125 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, tiveram acesso à educação de qualidade nas 89 escolas de ensino básico e nas 7 unidades de ensino superior que estão distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal. Com investimento de mais de R$ 217 milhões na educação, saúde e solidariedade e assistência social, o Brasil Marista acredita na sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna para todos.

Instituto Marista GRI – (G4-06)

O Instituto Marista, empenhado na missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, fundamenta-se no seguimento de Jesus Cristo do jeito de Maria, em uma relação de comunhão entre Irmãos, Leigas e Leigos Maristas de Champagnat e colaboradores, por meio da educação, da solidariedade e da defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Em 2 de janeiro de 1817, em La Valla, na França, o Instituto foi criado pelas mãos dos Irmãos Maristas. À época, o projeto contava com Pe. Marcelino Champagnat e dois outros irmãos que, sob a proteção de Maria, nossa Boa Mãe, dedicavam-se à formação cidadã e cristã das crianças, dos adolescentes e jovens.

Hoje, o Instituto é internacional. Em 2018, comemoramos 201 anos da Missão dinamizada na articulação e sinergias que potencializam o carisma, a presença, a partilha de vida, o profetismo, a espiritualidade em todos os espaços de atuação Marista, em comunhão eclesial e em diálogo com a sociedade.

Estamos presentes em 5 continentes, e, em mais de 81 países, a Missão Marista é conhecida na formação de “bons cristãos e virtuosos cidadãos”. Nós, Maristas de Champagnat, nos inspiramos no jeito de viver de Maria, nossa Boa Mãe, em que a simplicidade, solidariedade e espiritualidade são vividas no dia a dia e nossas atitudes espelham o projeto de São Marcelino Champagnat.

Para um Novo Começo do Instituto Marista, queremos ser presença acolhedora para ainda mais crianças e jovens pelo mundo todo. Pelas mãos dos mais de 3.500 Irmãos e 73 mil Leigos e Leigas, acolhemos e encorajamos mais de 654 mil crianças e jovens a construírem seu projeto de vida alicerçado em bons valores.

Brasil Marista GRI – (G4-03, G4-04, G4-06, G4-08, G4-09)

No Brasil, em 1897, a história Marista teve início nos corações dos Irmãos Andrônico, Luís Anastácio, Afonso Estevão, Basílio, Aloísio e João Alexandre, que trouxeram para terras brasileiras os sonhos e o carisma de São Marcelino Champagnat. Nas escolas assumidas pelo Instituto, desde o início, os Irmãos ofereciam educação cristã fundamentada no acolhimento, no respeito e no amor pelos estudantes.

Hoje, os Maristas de Champagnat estão presentes em 23 estados e no Distrito Federal, acolhendo e educando cerca de 85 mil crianças e jovens da educação básica em 98 cidades.

Além da educação, o carisma marista está presente na saúde e na solidariedade. Os hospitais Maristas recebem mais de 2 milhões pessoas que buscam serviços de alta qualidade e padrão internacional em atendimentos ambulatoriais e de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na solidariedade, o amor nos faz presente na vida de milhares de crianças e jovens. Esses números demonstram que a obra de São Marcelino Champagnat continua em expansão no Brasil e que milhares de famílias são acolhidas por nossos projetos sociais.

São milhares de corações Maristas que, diariamente, vivenciam e disseminam os valores humanos e cristãos em iniciativas diversas nas áreas de educação, saúde e solidariedade.

Missão, Visão e Valores do Brasil Marista GRI – (G4-56)

Missão

Promover a vida e a evangelização por meio da educação, da solidariedade e da promoção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para uma sociedade justa e solidária nos diversos contextos e públicos, segundo o carisma marista.

Visão

Nós, Maristas de Champagnat, no Brasil, em comunhão eclesial, seremos referência em evangelização, educação, solidariedade e promoção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

Valores

  • Solidariedade

    Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos, preferencialmente com os pobres e excluídos que vivem em situação de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz, da justiça socioambiental, como sinal de esperança no mundo.

  • Simplicidade

    Vivemos a simplicidade em nossas ações, relacionamentos e processos, com autenticidade e humildade, disponibilizando nossas potencialidades em favor da missão, em um esforço contínuo de reconhecimento e superação de nossas limitações.

  • Espírito de Família

    Afirmamos nosso espírito de família compreendendo-nos como diferentes e complementares ao vivenciar o acolhimento, o amor, o diálogo e a esperança, na ação constante para construir comunidades como espaços de vida.

  • Amor ao Trabalho

    Realizamos o trabalho com disposição, excelência, perseverança, generosidade e espírito cooperativo, desenvolvendo os talentos a serviço do bem comum.

  • Espiritualidade

    Vivemos a espiritualidade mariana e apostólica, encarnada, relacional e afetiva, fundamentada em Jesus Cristo e no seu Evangelho, legada por São Marcelino Champagnat. Por meio dela, orientamos nossa compreensão do mundo e o nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo, com as pessoas e com a natureza.

  • Presença

    Somos presença significativa e acolhedora com às pessoas, com disponibilidade, transparência, confiança, justiça, vivendo relações que testemunhem o cuidado e o respeito.

  • Interculturalidade

    Buscamos a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das relações entre as diferentes identidades e culturas, seus agentes e suas respectivas expressões e contextos.

Governança GRI – (G4-34)

Os 201 anos de atuação Marista no mundo traz novos desafios. Em 2018, comemoramos dois anos da criação da Região América Sul, que reúne unidades Maristas da América do Sul e tem como objetivo fortalecer a atuação Marista nas Américas. Passaram a integrar a nova Região: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

A reunião das unidades é a concretização do Projeto Novos Modelos de Animação, Gestão e Governança do Instituto Marista, e tem por objetivo buscar novos horizontes de sinergia e cooperação para a vitalidade da missão.

A Região é uma resposta aos desafios políticos, econômicos e sociais que têm exigido novas estratégias de governança para garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade da Missão Marista no mundo. Vale destacar que a governança Marista é exercida em dois níveis: governança canônica, que contempla o que está relacionado à vida religiosa dos irmãos Maristas e das Províncias, e governança corporativa.

Planejamento Estratégico do Brasil Marista (2015-2021) GRI – (G4-02)

O Planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão, que dinamiza a atuação do Brasil Marista em suas diversas áreas de atuação. Nele, são relatados os processos de que descrevem os esforços que serão empreendidos para atingir a visão do futuro. Em constante atualização, o Planejamento Estratégico do Brasil Marista representa a construção conjunta e guia os Maristas do Brasil ao futuro desejado.

A estratégia de cooperação e atuação alinhadas tem a finalidade de garantir vitalidade e testemunho da missão, por meio da inovação e da excelência da gestão, desejando-se construir respostas aos desafios da atualidade reconhecendo a diversidade que compõe o Brasil Marista.

Lançado em 2015, o Planejamento Estratégico do Brasil Marista prevê metas para atingir perspectivas futuras e determina o que deve ser realizado para que o Instituto alcance êxitos nas variadas áreas de atuação.

Mantenedoras GRI – (G4-07, G4-08, G4-17, G4-25)

O Brasil Marista divide-se em três unidades administrativas: Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) e Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista).

As Províncias mantêm iniciativas em três áreas: educação, saúde e solidariedade. São frentes de atuação que se constituem em campos de aplicação e multiplicação da missão. O apoio administrativo se dá por meio de mantenedoras, estruturas responsáveis pelo gerenciamento nas diversas frentes de atuação.

Província Marista Brasil Centro-Norte (Marista Centro-Norte) Endereço da Sede Administrativa: QS 01 – Rua 210 – Lote 40 – 10º Andar – Torre “A”, Edifício Taguatinga Shopping – Pistão Sul, CEP: 71950-904 – Águas Claras – DF Telefone: (61) 2102-2152 Mantenedoras: União Brasileira de Educação e Ensino (Ubee) • União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Unbec)
Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista) Endereço da Sede Administrativa: Rua Fra Angélico, 127 – Guabirotuba, CEP: 81510-330 – Curitiba – PR Telefone: (41) 3296-3881 Mantenedoras: • Associação Brasileira de Educação e Cultura (Abec) • Associação Paranaense de Cultura (APC) • FTD Educação (unidade independente no nível das mantenedoras) • União Catarinense de Educação (UCE)
Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) Endereço da Sede Administrativa: Rua Irmão José Otão, 11 – Bom Fim, CEP: 90035-060 – Porto Alegre – RS Telefone: (51) 3314-0300 Mantenedoras: • • Sociedade Meridional de Educação (Some) • • União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea) • • União Sul Brasileira de Educação e Ensino (Usbee)

Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN)

O Relatório Social do Brasil Marista 2018 é resultado das ações e dos projetos das três Províncias do País, realizados por meio das unidades de educação, saúde e solidariedade, que empreendem esforços para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens.

O documento traz números e informações que balizam e reforçam a atuação Marista no Brasil, e colaboram para ratificar a missão e os valores da Instituição. O Relatório Social é um importante documento de gestão e comunicação, que consolida, em uma única publicação, os recursos humanos e financeiros aplicados para a missão de promover a vida e a evangelização de crianças, adolescentes e jovens, por meio da educação, da solidariedade e da defesa dos direitos.

Os projetos, ações e programas desenvolvidos em 2018, dispostos neste documento, reverberam o compromisso dos Maristas com a construção de uma sociedade justa, ética e solidária. Programas de internacionalização, como o Marista Bilíngue, e a participação no relatório enviado à Organização das Nações Unidas, para o Dia do Debate Geral, mostram o engajamento do Brasil Marista quanto às questões globais, além do alinhamento com as questões de âmbito nacional, como a promoção da Campanha de Mobilização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Voluntariado Estudantil Marista.

Espera-se que o Brasil Marista continue sendo referência em educação, solidariedade e evangelização, contribuindo para fortalecer as ações das três Províncias que compõem a União Marista do Brasil.

  • Ir. Ataide José de Lima Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN)
  • Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

    Os Apelos da XXII Assembleia Geral do Instituto Marista, realizada em Rionegro, Colômbia, em 2017, nos convocam “como Família Marista Global”, quais “faróis de esperança num mundo turbulento” a “caminhar com as crianças e jovens marginalizados pela vida”. Inspirado por esse horizonte, apresentamos o Relatório Social 2018 do Brasil-Marista com dados, informações e projetos de destaque.

    Trata-se de um olhar retrospectivo sobre os resultados, em 2018, da atuação em rede do Brasil Marista, em prol das crianças, dos adolescentes e jovens na promoção e defesa dos seus direitos, na redução das desigualdades e na prática da solidariedade por meio de ações criativas e inovadoras de combate às vulnerabilidades pessoais e sociais. “A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca”, dissera Antoine de Saint Exupéry, em O Pequeno Príncipe, pois “solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se”, testemunhou Betinho, sociólogo e grande transformador social brasileiro.

    Feito por muitas mãos e sonhado por muitos corações, o presente Relatório nos impulsiona a construir um mundo mais justo, solidário e sustentável.

    Uma proveitosa leitura e apreciação do Relatório Social 2018 do Brasil Marista.

  • Ir. Benê Oliveira Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)
  • Província Marista Brasil Sul-Amazônia (REDE MARISTA)

    Há pouco encerramos o primeiro ciclo da Província Marista Sul-Amazônia e damos início ao seu segundo triênio (2019-2021). Em 2018, fez-se necessário abrir os horizontes para uma visão mais ampla do cenário desenhado pela nova configuração geográfica e de missão; e exigiu-se ruptura de fronteiras e corresponsabilidade de todos os atores de nossa Unidade Administrativa.

    Novas provocações, vindas de um mundo turbulento e de necessidades emergentes, se apresentaram nesse período, como a realidade dos migrantes venezuelanos. O olhar e o coração da Província se voltaram para eles. Visitas in loco sensibilizaram as pessoas e, inevitavelmente, levaram à pergunta: o que podemos fazer?

    Para responder a isso, além de motivadas ações de voluntariado e campanhas de doações (roupas, calçados e alimentos), foi criado um centro de acolhida provisória para migrantes venezuelanos, onde é dado o suporte até que consigam autonomia e sustentabilidade. Atitude audaz, em situação de crise e tempo de fortes embates ideológicos, mas com resultado muito significativo. A ajuda humanitária transcende qualquer ideologia.

    Quem pode nos proibir de fazer o bem às pessoas em absoluta situação de vulnerabilidade? Quem se atreve a dar as costas aos irmãos que necessitam de acolhida, ajuda e cuidado? Concluímos 2018 sendo chamados a, juntos, construir pontes e ser faróis de Esperança. É isso que nos motiva para o triênio que se inicia.

  • Ir. Inacio Nestor Etges Presidente da Rede Marista Superior Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia
  • UMBRASIL GRI – (G4-16)

    A União Marista do Brasil (UMBRASIL) é a associação das Províncias Maristas no Brasil, unidades administrativas denominadas Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia. É uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que, baseada nos princípios e valores cristãos, representa, articula e potencializa a presença e a ação Maristas no Brasil.

    A UMBRASIL, criada em 2005, tem sede em Brasília (DF) e ocupa um importante espaço no Brasil Marista ao mobilizar, articular e potencializar ações integradas entre as mantenedoras das diversas Províncias com visão estratégica e de forma colegiada. Organizada em comissões, subcomissões, comitês e grupos de trabalho, empreende ações e projetos comuns, que geram conectividade e possibilitam resultados compartilhados.

    Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, que determinarão o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

    É um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, buscando concretizar os direitos humanos de todos. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

    No Brasil Marista, a rede de escolas tem desenvolvido atividades pedagógicas visando debater e aprofundar essa agenda mundial. Para isso, foram realizados encontros envolvendo estudantes da rede Marista de escolas públicas e de instituições da sociedade civil para aprofundar a temática dos ODS.

    Estuda-se no Brasil Marista a possibilidade de uma parceria com a UNESCO para a aplicação da metodologia desenvolvida por essa Instituição em todas as unidades. As ações relacionadas pelos ODS são acompanhadas pela área de missão, especificamente, pelos setores de solidariedade e educação.

    Neste relatório, apresentamos alguns projetos e iniciativas que estão conectados aos ODS, no âmbito da atuação nas áreas de defesa e proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, educação, editoração, solidariedade, saúde, responsabilidade socioambiental e evangelização.