rss_feed Mídias e Destaques

  • Image Thumbnail

    Em julho a Província Marista Brasil Sul-Amazônia lançou o documento Rede Marista...

  • Image Thumbnail

    Os Posicionamentos Infâncias, Projeto de Vida e Solidariedade foram entregues aos educadores ...

  • Image Thumbnail

    FTD Educação, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, lançou o projeto “Pequenos Leitores”...

EDITORAÇÃO

O ramo editorial é uma forma de transcrever para o papel o que os olhos e o coração veem. Para traduzir todo o amor pela educação e evangelização, o Brasil Marista também está presente no ramo editorial.

Hoje, as Editoras Maristas são referência em livros didáticos, científicos, de literatura e em periódicos. Com amplos catálogos utilizam tecnologia de ponta e profissionais capacitados e comprometidos, que contribuem com a excelência do conteúdo editorial.

Atualmente, fazem parte da área editorial do Brasil Marista a FTD Educação, desde 1902, a Editora Universitária Champagnat, desde 1983, a Gráfica Epecê, desde 1941, e a Editoria Universitária EDIPUCRS, desde 1988, que juntas contam com equipes de profissionais capacitados e comprometidos que zelam, diariamente, tanto pela excelência do conteúdo editorial quanto pela qualidade da apresentação dos materiais editados e serviços prestados.

Revista PUCRS Saúde passa por reformulação

Em alinhamento com o movimento de transformação realizado pelo Hospital São Lucas da PUCRS, no ano de 2018, a Revista PUCRS Saúde também se modificou. Uma importante estratégia de comunicação, que visa estreitar o relacionamento com nosso grande público e reforçar os diferenciais da Instituição, a publicação passou por uma reformulação gráfica e editorial. O novo formato busca refletir a missão da Instituição de promoção da vida, trazendo conteúdos relevantes da área da saúde de forma completa, mas acessível ao grande público.

Para isso, a Revista passou a abordar conteúdos voltados, principalmente, para a conscientização e o incentivo à saúde. Informações sobre doenças, novos tratamentos, pesquisas e novidades do HSL que impactam diretamente na assistência oferecida ganharam destaque. Para torná-la mais acessível e agradável para o leitor, ocorreu uma alteração também no aspecto visual. Desenvolvida pela designer Carolina Fillmann, da empresa Design de Maria, a nova versão valoriza as imagens e os espaços de respiro da publicação.

Novo layout busca tornar a leitura mais acessível e agradável ao leitor.

“A mudança na Revista PUCRS Saúde foi uma importante estratégia de comunicação, com o intuito de levar informações relevantes sobre a área da saúde e qualidade de vida para os leitores e também fortalecer a imagem institucional. Com o desejo de olhar para frente e para o futuro, a reformulação do nosso informativo pretende tornar o Hospital um disseminador de conteúdos informativos e relevantes para a vida das pessoas.”

Daiane Wolk Coordenadora de Marketing do Hospital São Lucas da PUCRS - Porto Alegre (RS) Província Marista Brasil Sul-Amazônia

Saiba mais em: Agenda 2030

Formação de leitores nas escolas públicas

O Projeto Pequenos Leitores, desenvolvido pela área de Investimento Social Privado (ISP) da FTD Educação, é uma iniciativa de formação para profissionais da rede municipal de ensino e tem como objetivo ampliar a compreensão das escolas sobre sua importante função na formação de leitores, trazendo relevância e autonomia para a Educação Infantil.

Em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) foram organizados encontros e cursos formativos para incentivar a realização de ações de fomento à leitura nas escolas e para a compreensão da contribuição da leitura e da literatura no desenvolvimento infantil. A formação é voltada para professores, coordenadores e diretores escolares com a intenção de melhorar a formação de leitores nas escolas públicas na faixa etária entre 3 e 5 anos.

O programa apresentou resultados em relação a duas frentes principais. A primeira, a gestão escolar e educacional, com implementação da Proposta Pedagógica das redes e Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, no que se refere ao conteúdo de leitura literária para as crianças de 3 a 5 anos. A segunda se refere a práticas pedagógicas, com as crianças atendidas ingressando na cultura escrita de forma significativa e interessante; tendo acesso a um repertório de livros de qualidade e iniciando-se como leitoras e fazendo parte de uma comunidade de leitores.

A terceira edição do projeto aconteceu em 2017 e 2018, nos municípios de Mongaguá (SP) e Lagoinha (SP). Foram realizadas reuniões de pactuação e repactuação no início de cada ano; 5 ciclos de formação por ano (10 ciclos no total) e atividades presenciais e a distância (plataforma virtual). Ao todo, foram 948 horas de formação presencial, além de 400 horas de atividades à distância; 146 participantes diretos e 2009 participantes indiretos, 160 títulos, 3.840 exemplares de livros entregues.

Crianças beneficiadas pelo Projeto Pequenos Leitores. Crédito: Acervo Cedac.

“Pequenos Leitores é um Projeto que merece ter continuidade. Por quê? Primeiro, o Projeto envolve secretarias de educação, direções, coordenações e professores e professoras. Eles também são formados para a leitura, e podem contribuir muito com a leitura entre as crianças na escola e em outros ambientes. Segundo, e mais importante, as crianças são inseridas no universo maravilhoso da leitura, e essa paixão se estende para toda a vida, como leitoras e como mediadoras de novos leitores. O Projeto está bem afinado com a filosofia do Instituto Marista e com a missão da FTD.”

Ir. Lauro Darós Coordenador de Responsabilidade Social da FTD Educação - São Paulo (SP) Província Marista Brasil Centro-Sul

Saiba mais em: Agenda 2030



Documento sintetiza o jeito Marista de ser

Em julho a Província Marista Brasil Sul-Amazônia lançou o documento Rede Marista: nosso jeito de ser, que sintetiza o “DNA” da instituição com o objetivo de alinhar e disseminar os aspectos que a tornam única. Tendo como principal elemento a violeta, que representa as virtudes marianas de humildade, simplicidade e modéstia, a publicação apresenta um legado centenário, fortalecido por ideais pertinentes até hoje, riqueza de uma identidade global e pela beleza de um projeto de mundo permeado de esperança e fé. Rede Marista: nosso jeito de ser foi entregue aos gestores de todos os empreendimentos, como uma primeira etapa da disseminação do documento.

Publicação Rede Marista: nosso jeito de ser.

Documentos consolidam posicionamentos da Província Marista Brasil Sul-Amazônia

Em 2018 a Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia publicou três documentos que consolidam a forma que a instituição compreende e atua diante de temas que estão diretamente ligados à sua razão de existir. Os Posicionamentos Infâncias, Projeto de Vida e Solidariedade foram entregues aos educadores e colaboradores de diferentes espaços de missão, com o intuito de reafirmar concepções e iluminar, incentivar e despertar possibilidades.

Publicação da Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia.

FTD Educação e CEDAC lançam livro sobre projeto de incentivo à leitura

Em 2013, a FTD Educação, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, lançou o projeto “Pequenos Leitores”. Cinco anos depois, no dia 20 de setembro, a iniciativa ganhou um marco importante: o lançamento do livro “Pequenos Leitores: Um projeto de formação de educadores para a garantia do direito à literatura desde a primeira infância”.

A publicação apresenta com mais profundidade o projeto “Pequenos Leitores”, incluindo suas concepções, metodologia, sistema de avaliação e resultados. O livro foi escrito por profissionais envolvidos no projeto, como as responsáveis pela formação de professores, e convidados externos, como a educadora argentina Délia Lerner, especialista em avaliação educacional infantil.

Em março de 2018, o Projeto Pequenos Leitores foi apresentado como relato de experiência do Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura, em São Paulo.

Fonte: GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas - 24/09/2018: gife.org.br