rss_feed Mídias e Destaques

  • CADÊ Paraná é uma plataforma de monitoramento sobre a situação dos direitos humanos...

  • A campanha Defenda-se!, vencedora do Prêmio Aberje 2018, na categoria Comunicação

  • A campanha Defenda-se!, criada pela Rede Marista de Solidariedade, firmou uma

  • A Província Marista Brasil Sul-Amazônia se uniu à mobilização pelas milhares de pessoas

  • A Região Amazônica foi o destino de nove pessoas que realizaram a primeira experiência

  • O Colégio Marista Champagnat - Taguatinga promoveu simpósio com o tema da Campanha da

Direitos Humanos

Trabalhar o assunto é desenvolver estratégias voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, oportunizando novas perspectivas de futuro. Todos os dias, milhares de pessoas são atendidas gratuitamente, com o objetivo de promover a inclusão, minimizando o impacto das desigualdades sociais, educacionais e econômicas.

A transformação social é proporcionada por meio de uma atuação que reúne serviços focados no desenvolvimento integral dos educandos, suas famílias e comunidades nas quais estão inseridos; no ensino técnico-profissional e na participação em espaços de controle social para contribuir na efetivação e formulação de políticas públicas.

Em defesa da vida

Em agosto de 2018, a Província Marista Brasil Sul-Amazônia lançou o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Alinhado à missão de promover a vida, a iniciativa tem o objetivo de elaborar novas metodologias e ferramentas para proporcionar subsídios à formação de acadêmicos, profissionais e comunidade em geral. O Centro atua em duas frentes: capacitação e pesquisa. Com base em uma atuação multidisciplinar, busca contribuir para uma sociedade mais engajada e dedicada ao cuidado integral de crianças e adolescentes. São abordados temas como violência sexual, inclusão escolar, indisciplina e saúde mental.

Ir. Sandro Bobrzyk abre evento de lançamento do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“A defesa dos direitos deve ser uma pauta de todos. Inspirados em nosso fundador, São Marcelino Champagnat, esperamos promover iniciativas para que pensemos o tema de forma coletiva.”

Ir. Sandro Bobrzyk Coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente -Porto Alegre (RS). Província Marista Brasil Sul-Amazônia

Saiba mais em: Agenda 2030

Província Marista Brasil Centro-Norte participa do Debate Geral da ONU

Para proteger e empoderar crianças, adolescentes e jovens como defensores de direitos humanos, a Província Marista Brasil Centro-Norte promoveu um espaço de escuta, no qual estudantes de 8 a 17 anos foram os protagonistas da oitiva realizada pelas unidades, para subsidiar o relatório enviado à Organização das Nações Unidas, para o Dia do Debate Geral.

Estiveram presentes, para escuta e consulta a 160 alunos, oito unidades socioeducacionais da Província – Colégios Marista Pio X, de João Pessoa (PB); Marista Champagnat, de Taguatinga (DF); Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG); Marista São José, Tijuca, do Rio de Janeiro (RJ); Marista Pio XII, de Surubim (PE); e as escolas Maristas Sagrado Coração, de Fortaleza (CE), Marista Champagnat de Terra Vermelha, em Vila Velha (ES); além do Aprendizado Marista Padre Lancísio, de Silvânia (GO).

A ação, promovida pela Província, faz parte da atuação global do Instituto Marista, no qual crianças Maristas de 16 países contribuíram para o grande debate das Nações Unidas, que ocorreu em 28 de setembro de 2018, a fim de ajudar crianças e adolescentes a desvelar sonhos, vozes, reivindicações e saberes sobre os Direitos Humanos, no campo da política e da sociedade civil.

Momento de partilha dos estudantes Maristas.

“As oitivas realizadas pelas unidades trouxeram à tona como os estudantes se apropriam, compreendem e buscam garantir seus direitos, como eles veem e sentem o mundo que os rodeia. Assegurar a escuta qualificada e o direito à voz, possibilitou um maior protagonismo das nossas crianças e adolescentes.”

Clemilson Graciano Analista da Coordenação de Solidariedade Província Marista Brasil Centro-Norte

Saiba mais em: Agenda 2030

Campanha - Nossos Objetivos, Novas Possibilidades

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU), que deve ser implementada pelos 193 países membros da ONU até 2030. São 17 objetivos que implicam a atuação de governos, da sociedade civil e todos os cidadãos para o alcance de metas que promovam o desenvolvimento sustentável.

A Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), o Movimento Mundial pela Infância da América Latina e Caribe (MMI-Lac) e a Rede Ciranda 2030 estão contribuindo com esta agenda, propondo e promovendo debates, formações, campanhas e iniciativas para a difusão e o fomento à implementação dos ODS. Uma dessas iniciativas é a campanha Nossos Objetivos, Novas Possibilidades (www.nossosobjetivos.com.br), que busca difundir os ODS em toda a América Latina e Caribe.

Com foco nas crianças, nos adolescentes e jovens, a campanha inclui uma plataforma digital interativa, com linguagem amigável e em 3D, que possibilita a aproximação dos ODS e suas metas das realidades cotidianas. Esse conteúdo virtual está disponível para todas as organizações da sociedade civil, governos, escolas e outros espaços educativos e sociais que se propõem a refletir e desenvolver projetos que contribuam para tornar os ODS uma realidade em âmbito local e global.

A Agenda 2030 é ousada e desafiadora, por isso, precisa de todas as pessoas, instituições e governos mobilizados para a implementação de uma nova proposta de desenvolvimento que busca equilibrar as dimensões econômica, social e ambiental, tendo como núcleo a concretização dos direitos humanos e a paz universal.

Lançamento da campanha “Nossos objetivos, novas possibilidades”. Créditos: João Borges.

“O protagonismo de crianças, adolescentes e jovens na discussão e construção de soluções para o desenvolvimento sustentável é fundamental. Por isso, a campanha busca oferecer uma ferramenta que possa promover a participação infantil e juvenil na reflexão e no desenvolvimento de práticas locais.”

Lilian Juliana Kuwano Buhrer Assessora da Rede Marista de Solidariedade e representante do tema ODS da Fundação Marista Internacional de Solidariedade – Curitiba (PR) Província Marista Brasil Centro-Sul

Saiba mais em: Agenda 2030

Cadê Paraná

CADÊ Paraná é uma plataforma de monitoramento sobre a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes do Estado do Paraná. Reúne informações dos 399 municípios, organizados por indicadores em 8 dimensões: Saúde, Educação, Habitação, Economia, Cidadania, Demografia, Justiça e Legislação. Inspirada no CADÊ BRASIL, baseia-se na metodologia de construção de indicadores com enfoque na incidência política pelos direitos de crianças e adolescentes proposta pela Annie E. Casey Foundati on (AECF) dos Estados Unidos, pela Red por los Derechos de la Infância em México (Redim). O ciclo metodológico do CADÊ Paraná contempla etapas dedicadas à sistematização de informações e dados; ao desenvolvimento de plano de comunicação e à implementação de um plano de incidência com enfoque na agenda política. Em 2018, novos indicadores referentes ao estado nutricional de crianças e adolescentes foram incluídos na plataforma e dois informes temáticos lançados:

  • “Investimento Público na Infância: desafios para uma gestão inclusiva”, propõe uma ampla reflexão sobre os orçamentos públicos destinados às crianças e aos adolescentes e a sua efetividade. Recorre tanto às orientações disponíveis no Comentário Geral nº 19 do Comitê dos Direitos da Criança, como aos resultados obtidos nas avaliações sobre o orçamento criança no estado do Paraná como caso prático de avaliação orçamentária.

  • “Obesidade Infantil: questões preliminares de um problema de Saúde Pública”, parceria entre o Centro de Defesa e o programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, a publicação apresenta questões relevantes para a defesa do direito humano à alimentação adequada e para a construção de políticas públicas que respondam ao problema da obesidade e da situação nutricional das crianças com soluções eficazes e sustentáveis.

Plataforma CADÊ Paraná – informes temáticos.

Fonte: Centro de Defesa Marista da Infância, mar./jun. 2018. Disponível em: www.cadeparana.org.br

Campanha de Autodefesa de Crianças contra violência Sexual é vencedora do prêmio ABERJE 2018

A campanha Defenda-se!, vencedora do Prêmio Aberje 2018, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível, amigável e preventiva, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. Os vídeos estão disponíveis para visualização e download em português, inglês, espanhol, libras e em audiodescrição no site do projeto: defenda-se.com.

Prêmio Aberje 2018.

Fonte: Centro Marista de Defesa da Infância, 28 nov. 2018. Disponível em: www.centrodedefesa.org.br.

Livros mostram como crianças e adolescentes podem reconhecer a violência sexual, além de conscientizá-las sobre a importância de se defender e de se proteger

A campanha Defenda-se!, criada pela Rede Marista de Solidariedade, firmou uma parceria com a FTD Educação e lançou duas obras que tratam do enfrentamento da violência sexual: Mina e suas luzinhas: em defesa da infância, voltado para crianças a partir de 9 anos, e Um bairro contra o silêncio: em defesa da vida, para crianças e adolescentes a partir de 12 anos. Escritos pela jornalista e especialista em educação, Januária Alves, os títulos apresentam uma narrativa literária entremeada de atividades de reflexão ou de conhecimento prévio a respeito da questão do enfrentamento da violência sexual.

Capas dos livros da Campanha Defenda-se!.

Fonte: Centro de Defesa Marista da Infãncia, 8 ago. 2018. Disponível em: www.centrodedefesa.org.br.

Mobilização pelos refugiados venezuelanos

A Província Marista Brasil Sul-Amazônia se uniu à mobilização pelas milhares de pessoas que migraram da Venezuela em busca de melhores condições de vida em razão da crise política e econômica pela qual passa o país. Irmãos Maristas, Leigos(as), estudantes e colaboradores de diferentes espaços de missão arrecadaram mais de 3.800 unidades de roupas, 50 pares de calçados, 700 kg de alimentos e mais de 3.600 materiais de higiene pessoal e limpeza, entre outros itens. Em colaboração com a ONU, Ministério de Desenvolvimento Social e com a Prefeitura Municipal de Viamão, também foram acolhidas famílias venezuelanas. Cerca de 40 pessoas passaram a residir na Vila Marista, localizada na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Grupo realiza experiência de voluntariado em Lábrea

A Região Amazônica foi o destino de nove pessoas que realizaram a primeira experiência de voluntariado em grupo da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Composta por colaboradores, educadores, uma estudante e uma professora do Instituto Santa María, no Chile, a equipe foi acompanhada pelo Ir. Nilvo Favretto em atividades realizadas com crianças, adolescentes, jovens e adultos. O grupo atuou com os estudantes do Colégio Estadual Santo Agostinho e passou por uma imersão pelas realidades da Região Amazônica. Os voluntários conheceram as comunidades ribeirinhas da Praia do Pirão e de Tauruarã, aldeias indígenas do povo Paumari e diferentes pontos da Floresta.

Projeto Lábrea desenvolve atividades pastorais e missionárias com as comunidades ribeirinhas.

Campanha da Fraternidade 2018

O Colégio Marista Champagnat - Taguatinga promoveu simpósio com o tema da Campanha da Fraternidade. Grupos que sofrem preconceitos diariamente, como negros e mulheres, foram representados pelos estudantes. A matéria traz entrevistas com alunos e o professor Lázaro Alves, de Sociologia e Filosofia

Simpósio da Campanha da Fraternidade.

Fonte: Rede Vida Brasília, maio 2018. Disponível em: www.redevida.com.br.