Centro-Norte

VOLUNTARIADO MARISTA

Lançado em 2018, o projeto Voluntariado Estudantil Marista (VEM), do Marista Centro-Norte, tem por objetivo educar para a solidariedade e socialização, mostrando aos estudantes que existe um mundo fora dos muros da escola e de suas casas. Um voluntariado direcionado como projeto de vida e espaço na estruturação humana, formando bons cristãos e virtuosos cidadãos. Desde a implantação do projeto, várias ações já foram realizadas, como fóruns educativos e ações realizadas em comunidades carentes.

O documento, balizador do projeto, traz os objetivos do voluntariado, bem como a ideia de fortalecer a construção de uma consciência crítica e do desenvolvimento do serviço voluntário entre toda a comunidade educativa Marista.

O VEM é composto por três fases – local, regional e internacional –, que fazem parte do Itinerário Formativo, e integram as competências e as habilidades propostas em cada fase. O projeto conta ainda com símbolos representativos, como a Mochila, que representa a saída, a preparação; a Sandália, que significa colocar os pés na realidade; e o Álbum, estampando a memória realizada. Todos esses elementos traduzem a missão solidária

Com este projeto, o Marista Centro-Norte reforça as ações que já vinha realizando, e promove os estudantes como catalisadores da mudança ao oferecer uma educação voltada para a solidariedade!

  • Edran Lima, agente de pastoral do Colégio Marista São Luís; Maria Rita Ferraz da Costa, estudante Colégio Marista São Luís, Jaraguá do Sul (SC)

  • Projeto VEM – Colégio Marista São Luís. (Foto: divulgação.)

Centro-Sul

VOLUNTARIADO MARISTA

O Voluntariado Marista surgiu articulado como projeto em 2019, porém suas iniciativas são de longa data na PMBCS. Dividido em experiências de curta e longa duração, seja no Brasil, ou Internacionalmente, contempla a dimensão formativa e vivencial.

A experiência mais consolidada é a da Missão Solidária Marista (MSM), que consiste na imersão de uma semana do grupo de voluntários em uma comunidade em contexto de vulnerabilidade social. Nessa imersão são trabalhadas as dimensões de vocação, evangelização, projeto de vida e solidariedade. No ano de 2019, a MSM foi realizada no mês de julho, nas cidades de Caçador (SC), Fazenda Rio Grande (PR), Guaraqueçaba (PR) e Santos (SP), envolvendo cerca de 350 voluntários.

Outra etapa do Voluntariado Marista é o voluntariado internacional. Jovens e Adultos se dispõem a viver em um ambiente Marista, educativo e comunitário, por um período de no mínimo seis meses, trabalhando em alguma situação de fronteira. Em 2019, nove voluntários da PMBCS estiveram em outros países: África do Sul (4), Cuba (1), Itália (1), Romênia (2), Timor Leste (1).

  • Minha experiência na MSM 2019 em Guaraqueçaba foi muito gratificante, ter vivido tudo aquilo que nos foi proporcionado é algo que eu nunca vou esquecer. Ter um contato com uma realidade totalmente diferente me ensinou muita coisa, como realmente valorizar as coisas que muitas vezes não damos a devida importância, como escolas e hospitais de qualidade. Essa experiência me motivou a buscar ajudar sempre aqueles que precisam. São pequenos gestos que podem ajudar a transformar a vida de alguém.”

    Lucca Palka Romano, aluno do 3o ano do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Voluntários durante Missão Solidária Marista em São Paulo. (Foto: João Borges.)

Centro-Sul

MISSÃO UNIVERSITÁRIA IR. HENRI VERGÈS

A Missão Universitária Ir. Henri Vergès (MUIHV), promovida pela Pastoral da PUCPR, vinculada a Diretoria de Identidade Institucional, busca promover aos acadêmicos da PUCPR uma experiência missionária de modo que o contato com outras realidades desperte valores humanos e cristãos e favoreça o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.

A vivência missionária inserida numa cultura diferente tende a ser marcante e desafiadora enquanto experiência de vida e, portanto, condição para um constante exercício de conversão e aprendizado para que a missão evangelizadora em contextos de vulnerabilidade aconteça pela prática do amor e da solidariedade.

Em 2019, a 11ª edição da MUIHV aconteceu na Vila Garcia, no município de Paranaguá (PR). Durante uma semana os 54 missionários, entre eles 4 alumni (em latim, ex-alunos), estiveram envolvidos com visitas às famílias, revitalização de espaços, horta comunitária e oficinas em centros sociais, escolas municipais e com a comunidade. Mais de 350 crianças e adolescentes participaram de oficinas, cerca de 50 famílias foram visitadas e 27 famílias acolheram em suas casas os missionários da PUCPR.

  • O conhecimento restrito aos muros da universidade não é sinônimo de sabedoria. Estar em missão é poder ultrapassar o conforto de estar cercado de professores e se lançar em trabalho para a comunidade. Aos levarmos o que sabemos para compartilhar com aqueles que precisam, então teremos sabedoria. Ser missionário nos torna mais humanos uma vez que nos faz imergir em realidades tão distintas das nossas, que são muitas vezes negligenciadas por nós.”

    Caio Côrtes, aluno do 7o período do curso de Medicina da PUCPR, Província Marista Brasil Centro-Sul , Curitiba (PR)

  • Oficina com adolescentes que participaram da Missão Universitária Ir. Henri Vergès. (Foto: Miscelânea Produções.)

Centro-Sul

ENVOLVE – VOLUNTARIADO PUCPR

O Envolve – Voluntariado PUCPR é um programa que conta com a participação de alunos, alumnis e comunidade externa. Está sob a responsabilidade da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR e na alçada de desenvolvimento, execução e acompanhamento pelo Núcleo de Projetos Comunitários.

Essa iniciativa apoia e reforça projetos identitários, tais como: continuidade de ações sociais previstas pelo Projeto Comunitário; contribuição nas ações realizadas pelos Observatórios; e diálogo com o Programa de Voluntariado da PMBCS, com vista na integração de itinerário formativo e participativo dos voluntários, em ambas as experiências. A metodologia contempla itinerário formativo da Identidade Marista e formação na área em que os voluntários atuarão. As ações são ofertadas por meio de editais e divulgação interna na Universidade.

O projeto piloto iniciou nos meses de outubro e novembro de 2019 com os projetos Ampliando Saberes no município de Fernandes Pinheiro (PR); e, Fábrica dos Sonhos, em parceria com o Marista Escola Social Eunice Benato em atendimento aos seus educandos e familiares.

  • Na graduação tive a experiência única do Projeto Comunitário e sentia a necessidade de continuidade, por isso, abracei a causa do projeto piloto Envolve porque o propósito é sistêmico e os egressos também podem participar. A experiência em Fernandes Pinheiro, além de compartilhar saberes, debater ideias e propor soluções, tocou meu coração por sentir a situação de vulnerabilidade e sentir gratidão de poder contribuir, ajudar a plantar uma semente, um novo olhar para essa realidade.”

    Natalia Loyola Grenier, egressa do curso de Engenharia de Produção da PUCPR e voluntária na ação da PUCPR, Campus Curitiba, Província Marista Brasil Centro-Sul

  • Logo do projeto Envolve – Voluntariado PUCPR. (Foto: Divulgação.)

Centro-Sul

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DOS HOSPITAIS

O Programa de Voluntariado é desenvolvido no Hospital Universitário Cajuru e no Hospital Marcelino Champagnat (unidades hospitalares do Grupo Marista) e oferece à sociedade a oportunidade de desenvolver o trabalho voluntário com o principal objetivo de fomentar a cultura de solidariedade por meio de atividades de bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.

Os voluntários oferecem acolhida e presença por meio de atividades como:

  • acompanhamento do paciente no momento de sua internação, realização de exames, procedimentos e alta hospitalar;
  • orientação aos pacientes e seus familiares quanto a localização dos serviços e setores do hospital;
  • realização de visitas solidárias de escuta e presença; e,
  • contação de histórias, músicas e encenações lúdicas.

Em 2019, os hospitais contaram com cerca de 190 voluntários. Foram realizados mais de 22 mil atendimentos a pacientes, familiares e colaboradores nas diversas atividades ofertadas pelo programa.

No Internamento Eletivo que ocorre às 6h30min da manhã tenho como função recepcionar o paciente que vem ao Hospital para uma cirurgia pré-agendada, encaminhando-o para seu eleito e dando algumas informações sobre as normas do hospital, direito do paciente, horários de visitas etc. Sempre recebendo de forma atenciosa e descontraída, tentando aliviar qualquer tensão que a situação possa provocar. No Acompanhamento Solidário conduzo a maca ou cadeira de roda levando o paciente ao Centro Cirúrgico ou para realização de exames, conforme solicitação da equipe de enfermagem. A atividade do voluntariado preenche a minha vida, aonde havia solidão agora há um tempo dedicado ao próximo. Ser voluntária me transformou num ser humano melhor, menos carente, mais agradecido e principalmente mais feliz.”

Maria Regina Figueiredo Silva, voluntária do Hospital Universitário do Cajuru desde junho de 2012, integra a equipe do Acompanhamento Solidário e do Internamento Eletivo da Área de Saúde do Grupo Marista, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Visita Musical em hospital. (Foto: Voluntariado.)

  • Grupo de Palhaços Só Rindo em Programa de Voluntariado. (Foto: Voluntariado.)

Sul-Amazônia

Jovem realiza experiência de voluntariado no Timor Leste

“Aprendi a exercitar a escuta, a adotar uma postura acolhedora e a estar aberta a conviver com diferenças culturais”. Assim, Janaíne Perini, voluntária e ex-aluna Marista, resume a experiência de voluntariado que realizou durante o primeiro semestre de 2019 no Timor Leste. A jovem de 22 anos atuou no Instituto Católico para Formação de Professores (ICFP) como auxiliar nas aulas de português.

Para a voluntária, o que mais impactou foi a realidade do país que é bastante difícil. “A economia é baseada na subsistência. As pessoas vivem numa condição de pobreza bastante acentuada a ponto de não saber se terão alimento no dia seguinte. Também têm pouco acesso à informação, pois não possuem celular, televisão e a conexão à internet é muito lenta”, conta Janaíne. Essa realidade provocou reflexões sobre adotar uma condição de vida mais simples. “Aprendi que é possível viver o presente. Aqui a gente está sempre muito ansiosa para ter mais e mais coisas que nem sempre são necessidades”, pondera.

A jovem afirma que a maior alegria do período em que esteve no Timor Leste foi o contato com as pessoas. “Recebi carinho de maneira muito generosa e sincera e no momento da despedida não me disseram adeus e sim até logo porque querem que eu volte lá”, destaca.

  • Janaíne Perini

  • Janaíne Perini em experiência de voluntariado no Timor Leste por seis meses.

Sul-Amazônia

Coordenadores provinciais de Voluntariado reúnem-se em Assembleia mundial

Entre os dias 25 a 30 de novembro, ocorreu a primeira Assembleia Mundial dos Coordenadores Provinciais do Voluntariado, em Roma. Organizado pelo departamento de Colaboração para a Missão Internacional (CMI), o encontro contou com a presença de 40 Irmãos, Leigos e Leigas, além da participação de representantes da Casa Geral.

Na ocasião, foi criada a Rede de Coordenadores Provinciais do Voluntariado do Instituto Marista. Com caráter internacional, responde à necessidade de unir esforços no campo do voluntariado interprovincial, compartilhando boas práticas, melhorando processos e unificando linguagens e metodologias, tanto para enviar, como para receber voluntários. Essa rede procura contribuir, de forma mais eficaz, para a construção de uma cultura de solidariedade e de encontro em favor dos mais necessitados e excluídos.

Segundo o Ir. Valdícer Fachi, Diretor do CMI, o encontro foi um ponto de chegada e um ponto de partida. “Chegada, pois recolhemos as aprendizagens e frutos do caminho realizado. Partida, com a criação da Rede, possibilitando processos mais coordenados e articulados." Conclui que "reafirmamos que o voluntariado contribui para a construção da cultura da solidariedade e para a construção de uma família global”.

  • Renato Biasi

  • Assembleia Mundial dos Coordenadores Provinciais do Voluntariado, em Roma.

Sul-Amazônia

Projeto Lábrea fortalece missão marista na Região Amazônica

Durante a primeira quinzena de fevereiro de 2019, cinco voluntários da Rede Marista participaram do Projeto Lábrea vivenciando uma experiência de missão na Região Amazônica. Nesses 15 dias, eles atuaram junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos com o objetivo de colaborar com a comunidade local.

O projeto de voluntariado na cidade amazonense foi dividido em duas etapas. Em um primeiro momento, o grupo vivenciou atividades pastorais e pedagógicas com as crianças da Escola Estadual Santo Agostinho. Já na segunda semana, os participantes estiveram presentes em momentos de partilha com famílias das comunidades ribeirinhas e indígenas.

A programação contou com momentos de integração, formação e aprendizagem compartilhada entre os Irmãos Maristas, Luiz José Gerardt e Nilvo Luiz Favretto. Renato Biasi, da Coordenação de Pastoral da Rede Marista, acompanhou o grupo de voluntários, formado por Ana Daniela Freitas Dalmolin, Miguelina Figueiredo de Assis, Ralph Schibelbein, Tamine Santos Sául e Tiago Pavinato Klein.

Para Tiago Klein, a experiência permitiu a compreensão de realidades distantes da que vive. “Estar nas comunidades indígenas e ribeirinhas foi especial, porque me senti pisando em território sagrado. Começar a descobrir o grande desafio de proteger a história daquele lugar, identidade, cultura e território, foi talvez o aspecto fundamental destes dias", conta.

  • Tiago Klein

  • Voluntários participam da experiência em Lábrea.