Centro-Sul

COMPLIANCE DAY

A área de Compliance do Grupo Marista pertence a Diretoria de Auditoria Interna, Riscos e Compliance e é responsável por certificar que colaboradores e executivos estejam agindo em conformidade com a legislação do país, com as diretrizes do Instituto Marista e com as políticas internas da instituição.

A partir do avanço do Programa Gestão da Ética* e os passos de maturidade de Compliance que a instituição vem alcançando, a área promoveu o Compliance Day. Para o evento, realizado em parceria com a PUCPR, foram convidados gestores do Grupo Marista e os principais stakeholders, incluindo principais fornecedores e instituições financeiras. O objetivo do evento foi consolidar a gestão ética do Grupo, guiada pelos valores institucionais; trabalhar a conduta no dia a dia e reforçar as diretrizes da administração.

O evento aconteceu no mês de outubro de 2019 e contou com a presença de 220 pessoas e mais de 650 visualizações on-line. Um dos painéis desse dia foi sobre o link das ações de Compliance com o Pacto Global das Nações Unidas e com foco nos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Ana Paula Carracedo, líder de riscos e compliance da Votorantim: Marcos Turbay, sócio-fundador da Compliance School; Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding e Ir. João do Prado, conselheiro geral do Instituto Marista

  • Participantes do Compliance Day promovido pela Diretoria de Auditoria Interna, Riscos e Compliance (Darc) do Grupo Marista. (Foto: Bruna Boldin Rossi Heidemann.)

* O Programa Gestão da Ética do Grupo Marista é composto pelo Comitê de Ética, Código de Conduta e Canal Direto.

Sul-Amazônia

Compliance e Comunicação: juntos para conscientizar e prevenir

Buscando promover uma cultura de integridade, com foco na melhoria de processos e clima institucional, o Programa de Compliance e Integridade Nossos Valores, por meio do pilar de Comunicação e Treinamento, adotou a prática de envio, periódico de e-flyers.

Objetivando a prevenção, conscientização e esclarecimento dos possíveis riscos à instituição e seus colaboradores, a escolha dos temas foi baseada em assuntos sensíveis provindos de métricas do Canal Nossos Valores, discussões em diferentes fóruns na instituição, bem como em aspectos específicos como distribuição de brindes e questões eleitorais, entre outros. Esses temas também são utilizados em dinâmicas realizadas em encontros de formação presencial.

Os conteúdos foram elaborados atentando às linguagens e abordagens de modo a alcançar o entendimento em todos os níveis da organização. Ainda, em casos específicos, foram enviados comunicados para colaboradores e gestores de forma concomitante, intencionando o alinhamento e a complementação, nos diversos níveis hierárquicos.

  • Sandro Bobrzyk

  • As formações sobre o Programa Nossos Valores reforçam a importância das temáticas trabalhadas mensalmente nos e-flyers informativos.

Sul-Amazônia

Gestão de Riscos na Rede Marista

Em 2019, o projeto de Gestão de Riscos foi implantado na Rede Marista com o objetivo de auxiliar a Governança a identificar os principais riscos associados aos processos da instituição e desenvolver respostas para as suas causas. Nesse sentido, a área de Auditoria, Riscos e Compliance, em conjunto com as principais lideranças, desenvolveu uma metodologia personalizada para avaliação contínua dos riscos corporativos e operacionais da Rede Marista e de seus empreendimentos.

O trabalho de avaliação de riscos é desenvolvido com as lideranças e os colaboradores, buscando fomentar a tomada de decisão baseada na gestão de riscos, potencializar a atuação em rede e a integração entre os empreendimentos, além de promover a melhoria contínua dos processos de governança, negócio e operacionais.

O projeto também prevê a realização de treinamentos constantes com os gestores e colaboradores, por meio de pautas que incluam a gestão de riscos nos eventos e fóruns institucionais. Além disso, a área de Auditoria, Riscos e Compliance também apoia os projetos estratégicos da Rede Marista por meio de pareceres técnicos, buscando identificar oportunidades, contribuir para a sustentabilidade e apoiar no desenvolvimento organizacional.

  • Ir. Manuir Mentgets e Renata Bernardom

  • Processo formativo de equipes para o Projeto de Mapeamento de Riscos.