• Ir. Renato Augusto da Silva Diretor-Presidente da UMBRASIL

Enquanto nos debruçamos sobre os projetos que irão compor o Relatório Social 2019, do Brasil Marista, vivemos um momento histórico no país e no mundo, por consequência da pandemia da Covid-19. Tivemos que nos reinventar, ressignificar os conceitos, trabalhar e tomar decisões, em um ambiente de dúvidas e incertezas.

Muitos são os desafios, as transformações e as mudanças impostas, mas, como Maristas de Champagnat, aprendemos, desde sempre, o sentido da palavra coragem. Em carta, endereçada ao Ir. Barthélemy, em 1831, São Marcelino Champagnat encorajava o Irmão diretor a não desanimar perante os desafios – à época, o número reduzido de alunos. Dizia Champagnat: “Coragem, meu caro amigo, basta que você, juntamente com o seu colaborador, queira ministrar o ensino a um bom número de meninos. Porém, se forem poucos, mesmo assim, a sua recompensa seria a mesma. [...] Deus, que tem em sua mão os corações de todos os homens, há de lhe mandar muita gente, quando julgar conveniente”.

E, assim, seguimos com coragem para enfrentar os desafios impostos. É, também, neste momento de pandemia, que preparamos o Relatório Social, com ações e projetos desenvolvidos em 2019. Pela primeira vez, as três províncias brasileiras irão lançar um documento único, com o objetivo de apresentar ao público as conquistas, iniciativas e os esforços conjuntos, para o fortalecimento da missão.

Neste documento, divulgamos dados gerenciais do Brasil Marista e os projetos das províncias, de acordo com 12 áreas de atuação: Educação Básica, Educação Superior, Solidariedade, Saúde, Responsabilidade Ambiental, Evangelização, Direitos Humanos, Editorial, Voluntariado, Riscos e Compliance, Representação Institucional, Patrimônio Histórico e Espiritual Marista.

Assim, o Relatório Social 2019 apresenta as nossas iniciativas, nas áreas elencadas, e, mais do que isso, revela a missão Marista de educar e evangelizar, e o comprometimento com os nossos interlocutores, sempre na perspectiva de construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Com espírito de coragem e amparados pela Boa Mãe, nosso recurso habitual, seguimos concretizando sonhos, nos empenhando e nos dedicando, pela nobreza dos valores do nosso fundador, São Marcelino Champagnat!

Boa leitura a todos!

  • Ir. Ataide José de Lima Provincial e Presidente da Província Marista Brasil Centro-Norte

No início de 2020, fomos surpreendidos com a pandemia da Covid-19. Em meio ao cenário de incertezas e dúvidas, continuamos o nosso trabalho, seguindo o legado de Marcelino Champagnat, empenhados na missão de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens. Também, neste ambiente de adversidades, organizamos os projetos e as ações desenvolvidas e realizadas pelas três províncias brasileiras, em 2019.

Este compêndio, que agora recebemos, compõe o Relatório Social 2019. Nele, apresentamos à sociedade as conquistas e iniciativas das Províncias Maristas: Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul e Brasil Sul-Amazônia. Os projetos apresentados correspondem a mais de dez categorias, entre as quais citamos: Educação Básica, Educação Superior, Solidariedade, Direitos Humanos, Voluntariado e Saúde.

É oportuno reforçar que este opúsculo reúne a ação social de todas as Províncias Maristas do Brasil, sendo o único registro das ações e iniciativas sociais de 2019. Por isso, aborda vários projetos por categorias, para que o leitor possa ter conhecimento das áreas em que atuamos. Dessa forma, podemos encontrar aqui registrado o melhor do nosso DNA, o melhor que podemos fazer quando o assunto é educação.

As ações, realizadas em 2019, e relatadas, traduzem o compromisso da instituição Marista no Brasil, com a missão herdada de São Marcelino Champagnat. Essas ações se constituem em amostra significativa do trabalho e do esforço conjunto, das três Províncias, para manterem-se fiéis aos objetivos fundacionais. Esse esforço é sempre pautado pelos constantes desafios de inovação e adequação às normas e exigências legais, bem como atenção às necessidades emergentes. A capacidade de inovar-se, reinventar, responder às premências de cada tempo, faz do Marista uma instituição singular, contemporânea, antenada, atualizada e aberta à inovação.

Ser referência nacional em educação, pastoral e ação social é a nossa meta. Por isso, buscamos ser reconhecidos pela excelência acadêmica e pela formação dos nossos educandos, fundamentada nos valores do Evangelho, que desperte neles o desejo de se comprometerem com a transformação social e serem eles mesmos agentes desse processo. Assim, o respeito ao diferente, a defesa dos direitos do cidadão e das minorias, a afirmação do estado democrático de direito, o exercício responsável da cidadania, o trabalho em equipe, o espírito de família, a cooperação, a interculturalidade, o respeito ao próximo e tantos outros, são valores que fundamentam a nossa prática educativa e social.

Desejo a todos uma ótima leitura, e, na esperança de dias melhores, recorremos ao nosso recurso habitual, a Boa Mãe, que, nos momentos mais difíceis, sempre esteve ao lado de São Marcelino Champagnat. Seguiremos firmes em nosso propósito, legado do Fundador!

  • Ir. Odilmar Fachi Diretor-Secretário da UMBRASIL

Enquanto organizamos esta publicação, vivemos um dos momentos mais desafiadores de nossa história, a pandemia da Covid-19. São tempos de crise, de mudanças, de transformação. Também é hora de olhar para o ano que passou e agradecer por todo o bem realizado no Brasil Marista, em cada espaço de missão, por todas as nossas pessoas. Um pouco desse trabalho está revelado nestas páginas que, com grata satisfação, lhes apresento.

Esta é a primeira vez que as três Unidades Administrativas do país se unem para produzir um único Relatório Social, com as principais ações realizadas nos últimos anos, especialmente em 2019. Foram tantos sonhos tornados realidade, tantos projetos tirados do papel e construídos conjuntamente, a partir de uma proposta educacional inovadora, embasada nos valores cristãos e na formação integral.

Sinto que temos sido conduzidos pelo espírito e a inspiração de nosso Fundador. Ele enfrentou e superou grandes adversidades para ver florescer e frutificar sua obra. Quantas situações ele viveu, que exigiram força, coragem e discernimento, mas que também iluminaram e fortaleceram seu projeto. Tal qual São Marcelino Champagnat, precisamos, nestes tempos difíceis, reafirmar quem somos e no que acreditamos.

Não sairemos desta crise sem um posicionamento claro e decidido em defesa da vida e da dignidade humana. Alinhamento, articulação, sinergia, transparência e, principalmente, solidariedade, devem ser opções genuínas em todas as nossas decisões. É hora de deixar ir o que não precisamos mais para dar lugar ao novo de que vamos precisar.

Champagnat, ao nos dar uma missão, nos legou a confiança em Maria, a quem chamamos de Boa Mãe. Que ela acolha nossos esforços, nos fortaleça, inspire nossa criatividade e caminhe ao nosso lado.

  • Ir. Inacio Nestor Etges Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia

Vivemos um momento histórico ímpar. Muitos são os desafios, as perguntas e as incertezas. Poucas são as respostas. Se, de um lado, tudo isto nos deixa apreensivos e ansiosos, de outro, vislumbramos oportunidades no futuro.

Neste Relatório Social do Brasil Marista, podemos recordar todos os projetos importantes que foram desenvolvidos pelas três Províncias durante o ano de 2019. Muitas são as iniciativas relevantes para a sociedade, que demonstram a força de nossa atuação nas mais diferentes áreas e o como a presença Marista é significativa em nosso país.

Olhar para o que já construímos nos dá ânimo para continuarmos na caminhada que exigirá muito de cada um de nós. É hora de aprender, de ressignificar nossa existência, nossas práticas diante de nós mesmos, dos outros e de Deus. É hora de introspecção, de ensaiar e desenhar um novo paradigma. Isso supõe tomada de decisões para otimizar recursos humanos, financeiros, investimentos e processos.

Quando nos questionamos se voltaremos à normalidade que conhecíamos em 2019, por exemplo, a resposta é: com certeza, não! Estamos no limiar de uma quebra de paradigma, e isso é um sinal de novos tempos. Os indicadores apontam para nos organizarmos partindo de uma vida pautada na simplicidade.

É preciso deixar ir tudo o que é supérfluo e secundário, para recriar e deixar entrar uma nova ordem que se fixe no essencial, nos valores que criam uma cultura do encontro, que derrubem muros e construam pontes. Se assim encararmos este momento histórico, avançaremos e sairemos fortalecidos na missão.

  • Ir. Cezar Cavanus Diretor-tesoureiro da UMBRASIL

“Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos” – a saga continua!

Desde os seus primórdios, na França, até os nossos dias, a presença Marista manifestou uma de suas forças, caraterística peculiar que perpassa todos os seus espaços de atuação e procura incidir nas pessoas envolvidas: o empenho de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”! No respeito e valorização de cada ser humano e da respectiva cultura, esse princípio educativo, filosofia de vida, se concretiza no e pelo jeito próprio de ser e de atuar: o chamado “jeito Marista”! Ele se encarna e se transmite pelo testemunho de vida, valores cristãos e Maristas, legado do Fundador e dos primeiros Irmãos. Aberto, porém, e assimilando o dinamismo e os passos do caminhar da história!

Podemos perceber e apreciar, neste relatório, a demonstração das inúmeras atividades que concretizam esse empenho de mudança e essa força transformadora em nosso país.

Como Maristas, temos claro nosso papel enquanto organização da sociedade civil não governamental. Sabemos que não caminhamos sozinhos. Não bastam bons propósitos e bons projetos, são necessárias boas parcerias, e diálogos com outras ONG´s, com as políticas públicas, municipais, estaduais e federais para alcançar respostas eficientes e eficazes às demandas do ser humano e da sociedade em que está inserido.

É motivo e momento propício para agradecer e louvar a Deus pelos bons e múltiplos frutos colhidos, mas também para reconhecer e valorizar o empenho das inúmeras pessoas envolvidas nessa missão. Pessoas essas – ousaria afirmar – que não apenas exercem um emprego, um mero desempenho de função, mas expressam a vocação de missão encarnada na própria vida e testemunhada com alegria e amor. Perceber pessoas satisfeitas e em paz com os encargos que desempenham; não isoladas e egoístas, mas agindo em sintonia coletiva e reconhecendo que com o outro se é mais, como parafraseia Correia, “sozinho somos pétalas, mas juntos somos rosas”.

Desse modo, com a força de um carisma que prima por valores e com pessoas dedicadas exercendo sua missão foi possível fazer a diferença de forma transformadora. Nossos espaços educativos, com certeza, conseguiram dar um toque a mais no coração e na vida de cada pessoa que, no respectivo itinerário existencial, manifestará que a saga do “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos” continua iluminando o caminho de cada pessoa. Que esse caminho seja trilhado com autenticidade, liberdade e responsabilidade.

Que cada um possa desenvolver plenamente suas aptidões tornando-se um arquiteto do próprio ser.

Continuemos realizando nosso trabalho com força e dedicação, enfrentando os inúmeros desafios que o futuro reserva para nós e para aqueles que nos sucederem. Iluminados e sustentados pelo Bom Deus, sejamos sempre sinal de esperança para todos os destinatários de nossa missão.

  • Ir. Benê Oliveira Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul

O Relatório Social do Brasil Marista de 2019, além da tradicional prestação de contas da assistência social, contempla quatro novas dimensões, a saber: Voluntariado, Riscos e Compliance, Representação Institucional e Patrimônio Histórico e Espiritual Marista. É a primeira vez que publicamos um Relatório Social unificado com as informações das Unidades Administrativas do Brasil Marista: PMBCN, PMBCS e PMBSA. As edições anteriores incluíam informações sobre a atuação Marista nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Editora, Solidariedade, Responsabilidade Socioambiental, além de informações de base contábil, gerencial, econômica e social.

A edição do Relatório Social de 2019 dará ênfase a outros cinco projetos em cada uma das dimensões supracitadas, notadamente aqueles em prol da educação, promoção e defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens, visando contribuir com a redução da indiferença e das desigualdades sociais em nosso país.

O Relatório Social do Brasil Marista 2019, coordenado pela UMBRASIL , demonstra que a nossa consciência social vem crescendo ao longo dos anos para melhor organizar e evidenciar o nosso compromisso, de qualificar e quantificar os dados da responsabilidade social e do investimento solidário do Brasil Marista em nossas instituições e na sociedade.

Mais que caridade, desprendimento e altruísmo, solidariedade é sempre um imperativo ético que implica empatia, respeito, senso de responsabilidade para explicar o funcionamento da vida em sociedade. Na ótica dos pensamentos sistêmico e complexo, refere-se ao compromisso assumido pelas pessoas e instituições de se ajudarem mutuamente, e cada uma delas com o todo, com o conjunto. “O todo é superior à parte e percebemos que é a ecologia do cotidiano que faz da realidade a geografia da esperança” (dom José Tolentino Mendonça).

Enquanto redigimos esse editorial, a humanidade encontra-se atônita em isolamento social em meio a uma batalha inglória contra a epidemia da Covid-19, com milhares de mortes no Brasil e no mundo, além da catástrofe econômica que gera desemprego e prejuízos aos mais pobres. Ante o caos e o drama humano instaurados, estamos diante da imperativa necessidade de muita cooperação local, nacional e internacional, com mobilizações de solidariedade para os mais carentes e vulneráveis. A sensibilidade ao sofrimento alheio já despertou a instituição Marista para muitas iniciativas concretas de ajuda às pessoas diante das tendências de agravamento e de superação das dificuldades no combate ao coronavírus e de resgate da economia familiar, no Brasil e no mundo. O Papa Francisco tem recordado e repetido que “o vírus da pobreza é mais grave do que o vírus dessa pandemia” e nos pede abertura ao "contágio da esperança" em solidariedade com os pobres, os enfermos, os idosos e migrantes.

Enfim, neste momento de crise social, a humanidade necessita de atitudes e posturas em face da vida capazes de garantir a coesão social por meio de ações organizadas e com o financiamento de uma resposta coordenada como a que podemos constatar nos muitos projetos do balanço social (2019) do Brasil Marista.

Uma proveitosa leitura e apreciação do nosso Relatório Social/Edição 2019, uma importante ferramenta para o registro e a perenidade da vida e da missão do Brasil Marista.