Centro-Sul

CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS INTEGRAIS PARA 1ª GRADUAÇÃO E BOLSAS DE PERMANÊNCIA PARA A COMUNIDADE DA VILA TORRES

A PUCPR, por meio da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão e a Diretoria de Identidade Institucional, criou o Projeto de Concessão de Bolsas de Estudo Integrais e Bolsa Permanência

O projeto, que faz parte do Programa Vizinhança, visa ofertar bolsas de estudo integrais e bolsas de permanência, especificamente aos moradores da Vila Torres, em Curitiba, com idade entre 18 e 29 anos, que possuam renda per capita de até 1,5 salário mínimo (nacional vigente) e que não conseguiram acessar as bolsas via ProUni na universidade. Este público, que é destinatário das políticas públicas específicas para educação, vive num território com IDH baixo, privado de direitos e com baixa escolaridade. Além disso, o projeto busca ofertar uma rede de apoio psicopedagógico com o objetivo de acompanhar e monitorar os estudantes bolsistas em relação ao seu desempenho e suas necessidades.

A concepção do projeto ocorreu no ano de 2019, com implantação em 2020. Serão ofertadas cinco bolsas nos cursos de graduação presencial de Serviço Social, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Design e Psicologia.

A graduação é um dos passos essenciais para ter uma boa atuação profissional e poder por meio disso promover melhoras nas vidas das pessoas, por isso escolhi cursar fisioterapia na PUCPR, pois seus valores são únicos e muito similares ao os meus.”

Nickole Cristina Veloso, beneficiária da Bolsa Social Integral e da Bolsa Permanência da PUCPR, Campus Curitiba, Província Marista Brasil Centro-Sul

Centro-Sul

PROGRAMA LAMPEDUSA: MIGRANTES, REFUGIADOS E APÁTRIDAS

O Programa Lampedusa*, da Área de Identidade Institucional da PUCPR, atua de forma sistêmica e interinstitucional e busca promover o acesso à cidadania para migrantes, refugiados e apátridas por meio de um trabalho articulado em rede, favorecendo condições de integração no país.

O trabalho é articulado em quatro eixos metodológicos:

  • acolher, no sentido de prestar orientação, organização e encaminhamento da documentação necessária na Polícia Federal e acesso ao idioma local;

    promover o acesso à aprendizagem de novas habilidades para permitir a inserção social e profissional; e,

    proteger, fortalecendo uma rede de enfrentamento às questões específicas desse público como documentação, estudo, trabalho, saúde e acesso à cidadania;

    integrar, priorizando o acesso ao trabalho em condições legais.

Em dois anos de projeto foram realizadas 18 atividades, 796 atendimentos e 4 representações em espaços de incidência. As nacionalidades atendidas no programa são haitianos, venezuelanos, sírios, congoleses, senegaleses e de outras regiões da África.

  • Para mim participar do curso de corte e costura foi alcançar uma meta sonhada, porque busquei emprego em muitas áreas e se não fosse pelo curso ainda estaria desempregada, além do conhecimento adquirido que sempre quis, poder fazer minhas roupas e esse conhecimento me acompanhará a vida toda.“

    Zulay Garcia, venezuelana que está no Brasil há seis anos, aluna do curso Corte e Costura da Área de Identidade Institucional da PUCPR, Província Marista Brasil Centro-Sul, Curitiba (PR)

  • Oficina de corte e costura organizada e aplicada por estudantes do curso de Design de Moda da PUCPR. (Foto: Bureau de RP da PUCPR/Simone Tavares Zucchi/Adrielle Druciak/Elisa Tkatschuk.)

* O nome do projeto remete a tragédia que ocorreu em 2013, em Lampedusa, no sul da Itália, uma das principais rotas de entrada de refugiados das zonas de conflito da Ásia e do Norte da África em direção à Europa. Milhares de pessoas já morreram nesse trajeto, ou por precariedade nas embarcações ou por fome e sede.

Centro-Sul

TROTE SOLIDÁRIO

A PUCPR compreende que existe um ritual de passagem marcado pelo ingresso no Ensino Superior e que este momento precisa ser planejado de forma coerente com a identidade Marista. Por esse motivo, o Trote Solidário objetiva a integração entre estudantes recém-ingressados e veteranos de forma criativa e orientada pela solidariedade, buscando combater o trote violento.

A finalidade do projeto, realizado pela Área Identitária da PUCPR, em parceria com outras áreas da Universidade, é marcar o início do ano letivo com ações de solidariedade e cidadania, como doação de sangue, arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais escolares, de forma a mobilizar e envolver a comunidade acadêmica

As práticas sociais no ano de 2019, desenvolvidas por meio de uma competição solidária, envolveram 117 estudantes (calouros e veteranos) e a realização de 26 oficinas em instituições parceiras. Além disso, 94 estudantes realizaram doação de sangue e apresentaram comprovação para pontuação. A Escola campeã recebeu o troféu Ir. Henri Vergès, que fica exposta durante o ano letivo na Escola.

  • Quando surge um desafio para questionar o seu agir diante da fragilidade humana, não se pode apenas pensar em vencer, no sentido unilateral, é assim que o Trote Solidário foi para mim, no começo queríamos vencer, mas quando fomos conhecendo a realidade de algumas entidades em que visitamos, o querer vencer foi substituído pelo querer ajudar. E foi neste momento que o Trote Solidário trouxe o que é de mais humano dentro de nós, levar alegria, respeito e amor.”

    Eva Gislane Barbosa, aluna do curso de Teologia e participante do Trote Solidário 2019 da PUCPR, Campus Curitiba, Província Marista Brasil Centro-Sul

  • Visita à Associação Missão para o Mundo, Centro Acadêmico do curso de Teologia da PUCPR, Campus Curitiba. (Foto: Miscelânea Produções.)

Centro-Sul

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR, POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE JOGOS EM ESCOLAS

O Núcleo de Práticas Seeds da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da PUCPR, com apoio do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR e em parceria com o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil da PUCPR, desenvolveu jogos digitais voltados à prevenção de acidentes domésticos. O objetivo é capacitar crianças e seus responsáveis de forma lúdica, com acesso gratuito ao jogo.

A plataforma oferece atividades em ambientes que remetem aos cômodos de uma residência onde o jogador deve identificar objetos e/ou ações a impedir um acidente e oferece dicas de como eles podem ser evitados. Por meio de linguagem apropriada e direcionada para o público infantojuvenil, o jogo reproduz as principais causas de acidentes com crianças, como queda, intoxicação, sufocação e afogamento.

Desenvolvido ao longo de dois anos, foi validado em 2019, em uma escola de ensino fundamental, com 20 alunos de 6 a 10 anos de idade, no município de São José dos Pinhais (PR). Observou-se que a aplicação do game elevou o conhecimento sobre o tema Prevenção de Acidentes no Lar.

  • Amei este projeto desde a nossa primeira reunião, acredito muito na utilização da tecnologia para o aprendizado... Gostamos tanto do tema que vamos incluir na grade de todas as turmas no próximo ano, pois é um assunto sério que não é comentado.”

    Vanessa Ferreira Costa, diretora da Escola Terra da Criança, Província Marista Brasil Centro-Sul, São José dos Pinhais (PR)

  • Crianças da Escola Terra da Criança durante a implantação do jogo, São José dos Pinhais (PR). (Foto: Rosimeire Sedrez Bitencourt.)

Centro-Sul

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

O Projeto de Desenvolvimento Territorial (PDT) é integrado entre a Área Estratégica de Cidades da PUCPR e a Área de Identidade e Missão da PMBCS. Surgiu da intenção da PMBCS de sistematizar processos de tomada de decisão quanto à orientação para manutenção, implantação e determinação de atividades de escolas sociais para sua contribuição de acordo com as condicionantes, deficiências e potencialidades dos seus respectivos territórios.

O objetivo do PDT é desenvolver tecnologias e inovações sociais para a identificação de fatores que contribuam para a promoção do desenvolvimento social em territórios vulneráveis, por meio da atuação educativa formal ou não formal, com perspectiva internacional.

O projeto, desenvolvido desde 2018, promoveu um diagnóstico da atuação Marista nos territórios da Escuela Miravalle, Cidade do México, e Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, em Florianópolis. Com base no diagnóstico observou-se resultados relevantes para a formação cidadã, no sentido social e ambiental, configurando o trabalho Marista como altamente relevante para as sociedades locais.

  • A decisão de estabelecer um projeto, integrado entre a Província Marista Brasil Centro-Sul e professores representantes da Área Estratégica de Cidades da PUCPR, efetiva um potencial de grande capacidade de realização e transformação, ao conectar o conhecimento estratégico da Organização Religiosa com o conhecimento científico da Universidade.“

    André Turbay, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, diretor de Cultura e Esporte e coordenador adjunto da Área Estratégica de Cidades da PUCPR, Escola de Belas Artes/Área Estratégica de Cidades/Diretoria de Cultura e Esporte da PUCPR, Província Marista Brasil Centro-Sul

  • Equipe do PDT reunida em Miravalle, Cidade do México. (Foto: André Turbay.)

Sul-Amazônia

Living 360°, um prédio inovador para ensino, convivência e bem-estar

Na volta às aulas de 2019, a PUCRS ofereceu à comunidade acadêmica uma grande novidade dentro do Campus: a inauguração do Living 360°. Situado no prédio 15, com três andares e 10 mil metros quadrados, o local conta com diversos ambientes de estudo, bem-estar e convívio, aliados ao que há de mais moderno para a aplicação de metodologias de ensino inovadoras. O espaço fica no coração do Campus e foi totalmente inspirado em grandes universidades internacionais para receber alunos de Graduação e Pós-Graduação das oito escolas.

Todo o projeto responde à premissa de que o ambiente influencia na qualidade da aprendizagem. Assim, os espaços foram criados para promover a exploração, a interatividade e o engajamento de professores e estudantes. A flexibilidade do mobiliário permite que as salas se transformem em diferentes ambientes de aprendizagem, com alta conectividade para possibilitar o trabalho em equipe.

Outro grande objetivo do espaço é proporcionar locais de convívio, alimentação e bem-estar aos alunos. O lançamento do Living 360° faz parte do movimento PUCRS 360°, que busca transformar desde o modelo de ensino aos ambientes do Campus.

  • Mariah Pinheiro

  • Living 360° – espaço educativo inovador de aprendizado, lazer e convivência.

Sul-Amazônia

20 anos do Salão de Iniciação Científica da PUCRS

Debatendo os desafios e perspectivas da pesquisa científica no Brasil, o Salão de Iniciação Científica da PUCRS completou 20 anos em 2019. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre bolsistas e professores.

Em sua 20ª edição, o evento contou com 648 trabalhos de todo o Brasil, que foram apresentados em bancas abertas ao público. Atualmente, a Universidade conta com aproximadamente 500 estruturas de pesquisas atendendo cerca de 700 bolsistas.

Para celebrar esse momento especial, a Edipucrs também lançou um e-book comemorativo chamado Salão de Iniciação Científica da PUCRS: 20 anos em 20 histórias de sucesso. A obra reúne as histórias de ex-bolsistas Alumni PUCRS que tiveram suas trajetórias impactadas pela Iniciação Científica. No e-book, além de suas experiências, eles também contam quais conselhos dariam aos estudantes e bolsistas.

  • Júlio Cesar Bicca Marques

  • A abertura oficial do 20º Salão de Iniciação Científica da PUCRS contou com a presença de universitários, bolsistas e professores.

Sul-Amazônia

Programa Service Learning

O programa Service Learning elaborado pela PUCRS coloca o conhecimento acadêmico e universitário a serviço da comunidade. A iniciativa é apresentada por meio de uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, que promove o desenvolvimento dos alunos por meio da aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula.

Os estudantes solucionam problemas reais de organizações parceiras (públicas, privadas e sem fins lucrativos), estimulando suas competências sociais, comportamentais e técnicas e preparando-se para um mercado de trabalho em que o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade social são fundamentais.

Em 2019, mais de 1,4 mil estudantes participaram do projeto com o acompanhamento de 19 docentes. Ao todo, foram entregues 256 projetos para 46 instituições parceiras. O Service Learning também foi reconhecido na etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019.

  • Andrea Gonçalves e Lucas Roldan

  • Estudantes solucionam problemas reais de organizações parceiras.