• EVANGELIZAÇÃO

EVANGELIZAÇÃO

Há 200 anos nossa Missão de Evangelizar por meio da educação era idealizada por nosso fundador. Hoje, a Evangelização Marista é o berço de uma educação libertadora e edificante e está cada vez mais viva no sonho de crianças e jovens ao redor do mundo.

A proposta educativa Marista, fundamentada na presença e no amor, contribui para a leitura, a interpretação e a resposta crítica aos apelos contemporâneos. Crianças, adolescentes e jovens são acolhidos e encorajados a construírem seu projeto de vida alicerçado em bons valores. O ano do nosso Bicentenário foi inspirador e especial, pois nele resgatamos nossas origens e sentamos em torno da mesma mesa para edificar ainda mais a Missão Marista.

Missão Jovem Marista

Com o objetivo de proporcionar uma experiência de fé na prática da vida por meio de momentos de formação, de vivência da espiritualidade Marista, de partilha e de envolvimento direto na sociedade, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) da Rede Marista promove a Missão Jovem Marista (MJM).

A iniciativa é realizada desde 2013. São quatro dias de atividades em que os adolescentes e jovens têm possibilidade de fazer uma imersão em realidades sociais diversas. Em 2017, a MJM ocorreu entre os dias 25 e 28, em Porto Alegre, e teve a participação de 21 integrantes da PJM. Eles vivenciaram o dia a dia de empreendimentos de economia solidária. As instituições visitadas foram uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, uma malharia e uma instituição que reutiliza banners e lonas para produzir sacolas.

A imersão era feira durante o dia, e à noite os participantes se reuniam na Casa da Juventude Marista (Caju) para sintetizar suas experiências por meio partilhas e registros nos aventais que cada um usava.

Os projetos aplicados pelos alunos do Tecpuc auxiliam os moradores do litoral paranaense de diversas formas, uma delas na geração de renda

Experiência muda. Essa simples frase faz uma síntese perfeita de como foi a Missão Jovem Marista. Nós mudamos realidades, mudamos olhares, mudamos o mundo. E, ao mudar, conectamos também. Conectamos histórias, conectamos corações, conectamos sonhos, e sonhos quando se conectam se tornam realidade. A Civilização do Amor passou de utopia para algo real, pelo menos nos quatro dias de missão, porque a vivemos juntos, e quando estamos juntos somos mais. Saio dela com a certeza de que sou uma nova pessoa, sou semente, sou semeador, sou mensageiro do amor.

Rafael Bossel
Estudante do Colégio Marista Ipanema e participante da Missão Jovem Marista 2017.

Comissão das Juventudes fortalece protagonismo juvenil

Com o objetivo de criar espaço de representatividade das adolescências e juventudes, a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) cria, em 2017, a Comissão das Juventudes. O documento orientador do projeto esclarece que, além de o espaço ser dedicado ao protagonismo juvenil, a prioridade “é reconhecer os adolescentes e jovens da PMBCN como atores principais do processo evangelizador-educativo” (2017, p. 8).

Em agosto de 2017, foram eleitos oito estudantes de escolas e colégios da Província Marista Brasil Centro-Norte para compor a Comissão Provincial das Juventudes, são eles: Alice Azevedo Magalhães (Colégio Marista Patamares/Salvador-BA), Beatriz Coelho Lima (Escola Marista Champagnat/Vila Velha-ES), Erik Nogueira Freitas (Colégio Marista de Aracati/CE),João Gabriel Carneiro Rangel (Colégio Marista de Natal/RN), Luana de Abreu Cavalcanti (Colégio Marista Dom Silvério/Belo Horizonte-MG), Milena de Almeida Silva (Colégio Marista Palmas/TO), Victor Gabriel Florêncio Barros (Colégio Marista Champagnat/Taguatinga-DF), e Vinícius Vilela Almeida Facure (Colégio Marista Diocesano/Uberaba-MG).

De acordo com as orientações e os posicionamentos da Comissão, ela tem caráter propositiva, e cabe aos seus representantes: “propor ações, reflexões, medidas, ideias e linguagens que estejam em sintonia com os anseios observados nas juventudes de cada realidade. Os membros da Comissão passam a ter a responsabilidade de observar e acolher, de forma fraterna e ética, as situações apresentadas”.

No novo começo do Instituto Marista e da PMBCN, os jovens da Comissão contribuirão para o fortalecimento do protagonismo e para dar voz aos diversos grupos e juventudes das escolas e colégios da Província. Ao mesmo tempo, irão colaborar com as equipes diretivas do Escritório Central e das unidades para pensar estratégias e ações que se relacionam diretamente com eles.

“Ajudem-nos a sonhar o novo começo para a Missão Marista. Façam bonito, não se deixem levar pelo que é mais fácil e mantenham os valores e princípios Maristas em seu coração. Vocês são convocados a serem protagonistas deste novo tempo da nossa instituição. Continuem sonhando e acreditando”, encorajou o Ir. Ataide José de Lima, provincial da PMBCN

OAssembleia Provincial das Juventudes – Belo Horizonte/MG

Eu me doarei de corpo, alma e mente. Eles (comissão) são como uma família para mim; nós, unidos, somos capazes de tudo. Vamos fazer acontecer. Com o cuidado certo e a aplicação efetiva dessa orientação para os jovens, garanto que os objetivos juvenis poderão avançar.

João Gabriel Rangel
16 anos, membro titular da Comissão, que cursa o ensino médio no Colégio Marista de Natal (RN)

Dar voz aos jovens Maristas e ser ponte entre os alunos e a escola, não só na minha unidade, mas na Província inteira. Eu acredito que a Comissão é capaz de superar esses desafios ao conhecer a realidade de outros jovens, ao descobrir os anseios e as necessidades desse público. Os nossos objetivos são os de fazer com que a instituição se revitalize e fique, cada vez mais, com a cara da juventude tão sonhada por Marcelino Champagnat

Beatriz Coelho Lima
15 anos, cursa o ensino médio na Escola Marista de Terra Vermelha (ES)

Programa de formação e vivência marista

O Programa de Formação e Vivência Marista tem como objetivo proporcionar aos colaboradores percorrer o próprio itinerário de formação, conforme sua identificação com a missão e a espiritualidade Maristas. Esse processo está organizado em quatro etapas: Integração, Imersão, Aprofundamento e Adesão. As duas primeiras etapas de formação, são conduzidas pela Diretoria de Desenvolvimento Humano Organizacional (DDHO); as etapas seguintes de aprofundamento e adesão estão sob responsabilidade do Setor de Vida Consagrada e Laicato.

A etapa de Aprofundamento contém objetivos e metodologias específicas. Fazem parte desta etapa os seguintes projetos: Vivemar, Violetas, Oficinas de Espiritualidade, Hermitage, Oficinas de Aprofundamento do Patrimônio Espiritual Marista (PEM), Peregrinação a Hermitage, Retiro e Formação Conjunta. Na etapa de Adesão o Instituto entende que o carisma Marista não é apenas dos Irmãos Maristas e abre a todos os leigos e leigas que queiram aderir ao carisma Marista. Essa adesão pode ser vivida pessoal ou comunitariamente. Atualmente existem os seguintes grupos: Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), Afiliados e Grupos Laicais Maristas e Grupos de Laicato, totalizando cerca de 550 pessoas.

Um dos maiores indicadores é a adesão aos projetos que não são obrigatórios. E outro indicador é o engajamento na missão Marista e no trabalho que lhes é confiado.

Seguem os números de participantes por ações realizadas em 2017:

  • Vivemar: 118
  • Hermitage Marista: 38
  • Oficina Temática de Aprofundamento do PEM: 120
  • Violetas Maristas: 37
  • Fraternidades do MChFM – 31 fraternidades: 450
  • Grupos laicais – 6 grupos: 45
  • Laicato Jovem – 20 grupos: 150
  • Mística e missão: 20
  • Mística e comunhão: 17
  • Mística e caminhada/retiro itinerante: 40
  • Afiliados: 11

Gratidão pela oportunidade de vivenciar esta experiência. Me senti importante para a Missão Marista. Passei a dar mais valor pelas funções que desempenho. E também na linda e brilhante ideia que Champagnat teve de evangelizar através do estudo, uma missão linda e séria. É difícil expressar em palavras, mas foi lindo. A gratidão pela vida de todos que organizaram e que nos ajudaram a crescer nos encontros como seres dignos e filhos do Sagrado.

Luana Alcantara
Agente de Pastoral do Colégio Marista de Cascavel – Paraná

Grupo Marista conquista prêmio nacional da Aberje com o Projeto Oração da Hora e o regional em outras duas categorias

A série de vídeos Oração da Hora ganhou o prêmio de melhor projeto audiovisual do Brasil (Prêmio Aberje 2017 | Etapa Nacional) pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). A inspiração principal nasce da história de Marcelino Champagnat, que a cada hora cheia fazia um momento de oração com os primeiros Irmãos Maristas. Esse costume era chamado de Oração da Hora.

Na série, cada um dos 12 vídeos de aproximadamente 1 minuto traz temas eclesiais e Maristas fundamentados teoricamente e roteirizados a partir de ações comuns da atuação institucional para facilitar a identificação dos colaboradores. O Grupo Marista também ganhou o Prêmio Aberje – Regional Sul com o projeto Territoriar, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, e Viva + Valores na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno.

Capela São Marcelino Champagnat é inaugurada na Católica de Santa Catarina

No dia 23 de novembro de 2017, a Católica de Santa Catarina inaugurou a capela “São Marcelino Champagnat” na unidade de Joinville. O local é aberto à celebração de missas e poderá ser frequentado por toda a comunidade.

A revitalização do espaço faz parte das obras de restauro do complexo histórico no Centro da cidade, onde, durante quase um século, funcionou a Metalúrgica Wetzel e hoje abriga o centro universitário. O assunto foi destaque no portal ANOnline, um dos mais importantes de Santa Catarina, e em veículos locais, como os sites Fazer Aqui e Jornal de Joinville.

Atividades solidárias marcam o Bicentenário Marista no Grupo Marista

Em 2017, o período de férias escolares para aproximadamente 500 jovens Maristas foi um pouco diferente: durante uma semana eles deixaram de lado o descanso dos estudos para vivenciar a rotina de moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em cinco diferentes cidades brasileiras: Almirante Tamandaré (PR), Londrina (PR), São José (SC), Chapecó (SC) e São Paulo (SP). A ação aconteceu entre os dias 15 e 21 de janeiro.

As atividades fazem parte da Missão Solidária Marista (MSM), realizada todos os anos desde 2005, com o objetivo de promover a educação para a solidariedade, a partir de uma experiência vivencial de aprendizado recíproco e dialógico.

Por uma semana, jovens de Unidades Sociais e Educacionais da Rede Marista de Solidariedade, Colégios Maristas, Tecpuc, PUCPR e Católica de Santa Catarina fazem uma imersão em realidade desafiadora, sobretudo de vulnerabilidade social. A atividade proporciona a partilha de vida entre jovens e comunidade, a fim de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade de ambos.