• EDUCAÇÃO SUPERIOR

EDUCAÇÃO SUPERIOR

As instituições maristas de educação superior ganharam força, abrangência e relevância diante dos desafios emanados do tempo vivido pela humanidade. É nos espaços da sociedade do conhecimento que a formação da cidadania, a humanização da produção, socialização e gestão do conhecimento, além da inclusão social, da formação para o trabalho e do desenvolvimento integral da pessoa, assumem lugar imprescindível.

A dedicação do Instituto Marista à educação superior representa a continuação do empenho original do fundador: “Cremos que participamos do carisma de Champagnat e somos chamados a interpretá-lo hoje”. O sentido marista mais radical da educação superior está em sua participação no desafio de contribuir decisivamente para um mundo mais justo e fraterno, de compaixão e misericórdia ativas em favor dos excluídos dos benefícios do desenvolvimento.

Nota: Na Educação Superior, são ofertadas outros tipos de bolsas institucionais integrais e parciais que não estão relacionadas com a Lei nº 12.101/09.

O futuro que transforma o presente

Em um cenário de mudanças exponenciais, aceleradas, disruptivas, de novos modelos de pensamento, modos de viver e de se relacionar, a PUCRS tem o desafio de se repensar, para continuar dando respostas ao que o presente e o futuro exigem. Consciente de que a força da sua tradição, aliada a um processo constante de qualificação, é o que a torna uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina, aposta em um dos movimentos mais importantes da sua história recente, que envolve transformações do modelo de ensino aos ambientes do Campus: o PUCRS 360°.

A Universidade tem um novo modelo de organização. No lugar de Faculdades, tem suas áreas do conhecimento reorganizadas e conectadas em oito Escolas. Busca mais interdisciplinaridade, oportunidades de formação, autonomia para o estudante trilhar seu caminho formativo e mais eficiência na gestão. A PUCRS também se propõe a refletir sobre o compromisso com a educação para a excelência humana e a atuação no processo de desenvolvimento cultural, ambiental, econômico, social.

Crédito: Camila Cunha

O movimento PUCRS 360° nos motiva a olhar o presente e construir um novo percurso enquanto Universidade. Esperamos formar estudantes conectados com os problemas contemporâneos, preparados para atuarem em equipes interdisciplinares, construindo soluções inovadoras para tornar o mundo melhor, o que é a missão da Universidade.”

Ir. Manuir Mentges
Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada, responsável por conduzir o projeto PUCRS 360°

Núcleo de Direitos Humanos

O tema Direitos Humanos foi definido pela PUCPR como uma das áreas estratégicas de fomento à pesquisa, implementação de iniciativas institucionais solidárias, de defesa de direitos e incidência em políticas públicas. Esta área possui centralidade na defesa dos direitos das infâncias e juventudes.

O Núcleo de Direitos Humanos – NDH, localizado na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, é um espaço permanente de interlocuções e surge como iniciativa e estratégia da PUCPR para o fortalecimento de políticas e práticas sociais que contribuam na expansão de direitos como diretriz ético-política para a construção de uma nova cultura, com valorização da diversidade, de pactos e ações coletivas que fortaleçam processos democráticos e emancipatórios. O NDH tem o objetivo de se constituir como referência no debate, na articulação de agendas públicas e na produção de conhecimentos em direitos humanos, de modo a fortalecer espaços públicos participativos e plurais na perspectiva de novos padrões de cidadania.

Em 2017, uma das principais atividades realizadas pelo NDH foi a realização do II Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas e II Semana de Consciência Negra, com o tema: “Democracia que queremos em tempos de crise: infâncias, juventudes e caminhos na luta por direitos”.

O objetivo principal foi debater as políticas públicas e a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes num cenário de avanço do conservadorismo, do neoliberalismo e de ameaças à democracia, a partir das produções de conhecimentos na área e da participação dos sujeitos de direitos, visando o fortalecimento da agenda de direitos, com ênfase no debate sobre as desigualdades de raça, gênero e social. O Simpósio foi realizado em parceria com a Rede Marista de Solidariedade, a Cáritas Brasil e o Observatório da Juventude.

O NDH se constitui enquanto espaço de referência em direitos humanos tanto para a comunidade interna quanto externa. [...] As ações permanentes e de implementação tendem a fortalecer o papel da universidade na promoção de direitos humanos, na solução de conflito, na educação em direitos humanos, na incidência em políticas públicas e na defesa de direitos...””

Jucimeri Silveira
Professora da PUCPR e Coordenadora-Geral do NHD Curitiba/PR

Lançamento do Pós PUCRS Online

Foi lançado o Pós PUCRS Online, um novo modelo de ensino com aulas presenciais e online ministradas por profissionais de grande sucesso nacional e mundial, professores renomados do meio acadêmico, experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

A iniciativa é uma parceria entre PUCRS e UOL Edtech, maior empresa de tecnologia para educação do País. A consolidação desse formato advém do sucesso dos cursos de Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking (FIB) e Gestão, Empreendedorismo e Marketing (GEM), lançados em 2017, que já reúnem mais de 2,5 mil alunos de todos os estados. O ícone do Vale do Silício (Califórnia, EUA) e cofundador da Apple, Steve Wozniak, subiu ao palco do Centro de Eventos como professor convidado do GEM, oferecido pela Escola de Negócios.

Publicado no jornal Zero Hora em 6/07/2017. Crédito: Bruno Todeschini/PUCRS

Aplicativo facilita adoção de crianças no RS

PUCRS, Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e Ministério Público Estadual assinaram um convênio para o desenvolvimento de um aplicativo de celular que possibilitará que os candidatos habilitados à adoção tenham acesso às informações de crianças e adolescentes aptos a integrarem uma nova família. O aplicativo foi inicialmente projetado pelos professores da Apple Developer Academy da PUCRS e está sendo desenvolvido por alunos da Escola Politécnica. A notícia foi publicada na Folha de S. Paulo em 31 de dezembro de 2017.

Estudo sobre a genética da mitocôndria realizado pela PUCPR é destaque na mídia nacional

O estudo “Evidence of nuclei-encoded spliceosome mediating splicing of mitochondrial RNA”, desenvolvido pelo professor Roberto Herai, pesquisador da Escola de Medicina da PUCPR, em conjunto com Priscilla D. Negraes e Alysson R. Muotri, foi destaque na página do colunista Reinaldo Lopes da Folha de São Paulo no dia 4/6/2017. No estudo, o docente quebrou um dogma da genética básica, afirmando pela primeira vez que o DNA mitocondrial também possui íntrons, assim como os genes do núcleo. Foi demonstrado que várias moléculas que controlam a transcrição no núcleo de células humanas podem ser encontradas no interior das mitocôndrias.

Projeto Vigie Aqui realizado em parceria com a PUCPR é destaque no The Guardian

O projeto Vigie Aqui, plug-in que destaca o nome de políticos com pendências na Justiça, elaborado pelo Instituto Reclame Aqui em parceria com a PUCPR, foi destaque no jornal nacional britânico The Guardian em 27/4/2017. A iniciativa tem como meta ser a principal ferramenta de consulta pública para as eleições de 2018, destacando o nome de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos com pendências na Justiça na navegação diária de todos os brasileiros.