DIRETOR-PRESIDENTE GRI – (G4 -1)

  • Falar do Brasil Marista é resgatar a tradição educativa que se concretiza na missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, formando bons cristãos e bons cidadãos. Falamos de tradição porque esse foi o ponto de partida dado por São Marcelino Champagnat, e que, ao longo de dois séculos de história, vem sendo atualizado na prática educativa de várias gerações de educadores maristas pelo mundo.

    Quando Champagnat decidiu oferecer educação-evangelização às crianças e jovens, ele o fez de maneira cuidadosa, com atenção especial para a formação integral que requeria o processo educativo. Desse importante trabalho emergiu uma proposta educacional que concretizou os ideais maristas e gerou frutos notáveis.

    Em pouco tempo, várias escolas foram abertas, se expandindo pelo mundo, chegando a estar presente, hoje, em cerca de 81 países. Pertencemos a uma tradição educativa construída a partir de uma visão integral de educação, que valoriza o desenvolvimento de

  • crianças, adolescentes e jovens em todas as suas dimensões, educando para o diálogo, a tolerância, o amor, o espírito de família e para a formação de sujeitos livres e autônomos.

    A herança deixada pelo nosso fundador nos inspira a seguir com a missão marista, propondo novos projetos nas áreas de educação, saúde, comunicação e solidariedade, sem perder de vista as nossas origens, aliando tradição e contemporaneidade. Neste relatório social são apresentados alguns dos projetos que marcam a atuação marista dentro da realidade brasileira, desempenhando funções de responsabilidade econômica e social que reafirmam o nosso compromisso histórico na defesa dos direitos e da cidadania.

    Paul Rand

    Ir. Deivis Alexandre Fischer

    Diretor-presidente da Umbrasil

DIRETOR-TESOUREIRO  

  • O contexto econômico dos últimos anos foi desafiador para os diversos setores da economia e, sobretudo, para a população brasileira, o que contribuiu para aumentar a preocupação com o desenvolvimento social em nosso país. Essa preocupação reforça o compromisso marista de educar para a transformação da vida, de contribuir para o desenvolvimento humano e o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

    Em 2016, cerca de 149 mil estudantes passaram pelas unidades maristas de educação básica e superior. Esse número representa as crianças, adolescentes e jovens que vivenciaram uma educação de qualidade, preocupada com a formação integral e cidadã. É preciso destacar que cerca de 28 mil pessoas foram beneficiadas na educação com bolsas sociais de estudos. Também foram registradas mais de 7 mil pessoas beneficiadas com atendimento em serviços, programas e projetos na área de solidariedade. E mais de 2 milhões de pessoas receberam atendimento nas unidades hospitalares.

  • Mais do que números, esses resultados revelam a atuação marista em escolas, universidades, unidades sociais, meios de comunicação, editoras e hospitais, exercendo um papel fundamental para o desenvolvimento social e para a redução das desigualdades sociais ao construir resultados duradouros e em constante sintonia com as expectativas das comunidades. As informações apresentadas nesse relatório proporcionam uma visão integral do desempenho e da atuação das unidades maristas no Brasil e reforçam o compromisso assumido há 200 anos por São Marcelino Champagnat ao fundar o Instituto Marista, hoje presente em mais de 81 países.

    Paul Rand

    Ir. Renato Silva

    Diretor-tesoureiro da Umbrasil

DIRETOR-SECRETÁRIO  

  • O Brasil Marista tem realizado um trabalho conjunto para concretizar as várias ações propostas no seu Planejamento Estratégico 2015-2021. Nos últimos anos foram concentrados esforços para potencializar a atuação em rede e, com isso, contribuir para a otimização de projetos comuns, existentes e futuros, com o objetivo de fomentar a articulação e a representação das unidades maristas no território brasileiro.

    Em 2016, várias ações conjuntas foram importantes para concretizar a missão marista nos diferentes espaços de atuação. Entre essas ações, destaca-se a realização do V Congresso Internacional Marista de Educação, que, além de levantar uma importante discussão sobre a promoção do direito a uma educação integral de qualidade, proporcionou a partilha e a troca de experiências entre educadores, estudantes e gestores educacionais. Outro importante passo foi a integração das regiões Brasil e Cone Sul para formar a Região América Sul.

  • Com a nova reorganização dessas regiões, as unidades que respondem pela atuação marista na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai vêm trabalhando para promover novas perspectivas de sinergia e cooperação para a Missão Marista na América.

    A articulação e a busca por sinergias em diferentes projetos têm sido fundamentais para o enfretamento dos desafios da atualidade. Desafios esses que nos convidam a dar respostas criativas e abrir novos horizontes que permitam trilhar os caminhos para garantir a sustentabilidade e a perenidade da missão marista. Nesse sentido, multiplicam-se os mecanismos para fortalecer o diálogo e favorecer o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária.

    Paul Rand

    Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos

    Diretor-secretário da Umbrasil

Áreas de Atuação