USINA FOTOVOLTAICA CHAMPAGNAT I É INAUGURADA NO RECANTO MARISTA DO LAMI
Na tarde desta terça-feira, 1º de agosto, a Rede Marista inaugurou a Usina Fotovoltaica Champagnat I instalada no Recando Marista do Lami, em Porto Alegre. Com investimento de mais de R$ 3.1 milhões, o projeto é caracterizado como uma usina de médio porte com placas solares instaladas em solo ocupando uma área de aproximadamente 15.000m².
A geração de 780MWh por ano será revertida em créditos para atender 33 unidades maristas, de média e baixa tensão, com energia totalmente limpa. O grande diferencial da usina é o incentivo ao estudo e a pesquisa. Além dos inversores e módulos voltaicos que compõem o sistema de geração de energia, foram instalados no local uma miniestação meteorológica e o sistema off grid.
A miniestação meteorológica irá permitir o acompanhamento das condições climáticas, precipitações pluviométricas, velocidade do vento, temperatura dos módulos solares, incidência solar, entre outros. Já o off grid, é um sistema autônomo, não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias estacionárias para ser utilizada quando não houver produção.
A Usina Fotovoltaica Champagnat I estará aberta para visitação de escolas privadas e públicas da rede estadual e municipal, bem como, para pesquisadores das universidades que desejarem utilizar o espaço para estudos acadêmicos. As visitas podem ser agendadas a partir de setembro de 2023, pelo e-mail usina@maristas.org.br.
O cuidado com a Casa Comum e o incentivo à pesquisa
“A ideia de investirmos na geração de energia limpa é inspirada nos apelos sociais, eclesiais e institucionais que vem sendo feitos. Somos chamados a cuidar da nossa Casa Comum”, enfatizou o Irmão Deivis Fisher, presidente da Rede Marista.
O evento de lançamento da Usina reuniu Irmãos Maristas, lideranças das frentes de missão da instituição, empresas parceiras e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Segundo o Irmão Lauri Heck, tesoureiro da Rede Marista, esse investimento cumpre com a missão da instituição marista: “temos o objetivo de educar nossas crianças e jovens para o cuidado com a vida em todos os aspectos, incluindo a preservação do meio ambiente. Dessa forma, incentivamos a formação de uma sociedade com consciência ecológica e sustentável”, avalia.
O encerramento do evento de lançamento contou com a apresentação da Banda Ecos formada por educandos e educadores do Centro Social Irmão Antônio Bortolini.
Fonte: Rede Marista