CENTRO DE JUVENTUDES, EM CRUZEIRO DO SUL, NO ACRE, É INAUGURADO
O dia 15 de agosto de 2023 foi duplamente especial para a Rede Marista. Além das comemorações pelo Dia do Marista, que se estenderam por todo o território de atuação das frentes de missão, em Cruzeiro do Sul, no Acre, ocorreu a inauguração do tão esperado Centro de Juventudes (Ceju) – uma parceria entre os Irmãos Maristas e a Diocese do município.
Mais de 300 pessoas compareceram ao evento, que contou com um torneio esportivo entre as juventudes locais, de comunidades e instituições da região. O torneio começou pela parte da manhã e se estendeu até a tarde. No total, 150 atletas em 14 times de futebol e vôlei participaram da competição, que teve direito a troféu e medalha de participação como lembrança do dia.
Entre as autoridades que foram para a cerimônia, que começou às 10h30, estava o governador do Acre, Gladson Cameli, e o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale. Mais de 20 autoridades civis e militares compareceram na inauguração.
Os conselheiros provinciais Ir. José Bittencourt e Ir. Danilo Bezerra também estavam presentes. “Estamos há mais de 50 anos aqui no território amazônico. Começamos a nossa atuação com alguns Irmãos Maristas vindo até a região para fazer o que chamamos de trabalho missionário. Com o tempo, percebemos que precisávamos avançar um pouco mais. Esse momento chegou!”, afirma o coordenador da Área de Solidariedade da Rede Marista, Ir. José.
Ir. Ivonir Imperatori, que está na coordenação do Centro de Juventudes, falou ao público sobre o compromisso assumido com a comunidade: “O objetivo desse Centro é formar lideranças e multiplicadores. É fomentar o protagonismo e o empreendedorismo social e político. É fortalecer a espiritualidade. Estabelecer vínculo com as comunidades. Oportunizar iniciativas que estimulem o enriquecimento cultural. É formar para o mundo do trabalho”.
O comitê formado por jovens, que ajudou a dinamizar todo o processo de construção do Centro de Juventudes, também estava na inauguração. Desde o início do projeto, eles auxiliaram nos encontros com os grupos focais, que tinha como objetivo escutar as juventudes locais em relação aos seus principais interesses, sonhos e planos para o futuro.
E por falar em juventudes, o governador do Estado se dirigiu a elas em sua fala, reforçando a importância de projetos e iniciativas como a do Ceju e colocando o Governo do Estado como parceiro. “Vamos juntos! Contem com o Governo para que a gente possa ampliar, fazer as parcerias necessárias, fazer trabalhos sociais que, de fato, só vocês sabem fazer. Contem comigo para preparar o nosso Estado para os nossos jovens!”, afirma Cameli.
O Centro de Juventudes é a concretização do propósito de cuidar da vida, cuidar da Casa Comum e contribuir para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Ele vem sendo sonhado e desenvolvido há alguns anos, pois, como afirma Papa Francisco no documento Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, a necessidade de ser presença ativa e efetiva na região amazônica é urgente e emergente.
Saiba mais sobre o Centro de Juventudes
A nova unidade tem o objetivo de atender os jovens dos municípios do Alto Juruá com formação humana e espiritual, esporte e cultura e formação para o mundo do trabalho, envolvendo as dimensões psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual e técnica.
O Centro de Juventudes está localizado no mesmo espaço da Secretaria Estadual de Educação, também denominado Centro de Retiros e Formação da Diocese de Cruzeiro do Sul – Seminário Menor (Av. 25 de agosto, nº 4.320, Bairro Aeroporto Velho).
Para saber mais sobre os projetos que serão desenvolvidos, clique aqui.
Fonte: Rede Marista