• Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato
União Marista do BrasilUnião Marista do Brasil
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato

Brasil Marista

  • Home
  • Blog
  • Brasil Marista
  • CENTRO DE JUVENTUDES, EM CRUZEIRO DO SUL, NO ACRE, É INAUGURADO

CENTRO DE JUVENTUDES, EM CRUZEIRO DO SUL, NO ACRE, É INAUGURADO

  • Postado por Lorena Oliveira
  • Categorias Brasil Marista
  • Data 17 de agosto de 2023

​​​​O dia 15 de agosto de 2023 foi duplamente especial para a Rede Marista. Além das comemorações pelo Dia do Marista, que se estenderam por todo o território de atuação das frentes de missão, em Cruzeiro do Sul, no Acre, ocorreu a inauguração ​do tão esperado Centro de Juventudes (Ceju) – uma parceria entre os Irmãos Maristas e a Diocese do município.

Mais de 300 pessoas compareceram ao evento, que contou com um torneio esportivo entre as juventudes locais, de comunidades e instituições da região. O torneio começou pela parte da manhã e se estendeu até a tarde. No total, 150 atletas em 14 times de futebol e vôlei participaram da competição, que teve direito a troféu e medalha de participação como lembrança do dia.

WhatsApp Image 2023-08-16 at 15.51.58.jpeg

Entre as autoridades que foram para a cerimônia, que começou às 10h30, estava o governador do Acre, Gladson Cameli, e o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale​. Mais de 20 autoridades civis e militares compareceram na inauguração.

Os conselheiros provinciais Ir. José Bittencourt e Ir. Danilo Bezerra também estavam presentes. “Estamos há mais de 50 anos aqui no território amazônico. Começamos a nossa atuação com alguns Irmãos Maristas vindo até a região para fazer o que chamamos de trabalho missionário. Com o tempo, percebemos que precisávamos avançar um pouco mais. Esse momento chegou!”, afirma o coordenador da Área de Solidariedade da Rede Marista, Ir. José.

Ir. Ivonir Imperatori, que está na coordenação do Centro de Juventudes, falou ao público sobre o compromisso assumido com a comunidade: “O objetivo desse Centro é formar lideranças e multiplicadores. É fomentar o protagonismo e o empreendedorismo social e político. É fortalecer a espiritualidade. Estabelecer vínculo com as comunidades. Oportunizar iniciativas que estimulem o enriquecimento cultural. É formar para o mundo do trabalho”.

WhatsApp Image 2023-08-16 at 15.54.17.jpeg

O comitê formado por jovens, que ajudou a dinamizar todo o processo de construção do Centro de Juventudes, também estava na inauguração. Desde o início do projeto, eles auxiliaram nos encontros com os grupos focais, que tinha como objetivo escutar as juventudes locais em relação aos seus principais interesses, sonhos e planos para o futuro.

E por falar em juventudes, o governador do Estado se dirigiu a elas em sua fala, reforçando a importância de projetos e iniciativas como a do Ceju e colocando o Governo do Estado como parceiro. “Vamos juntos! Contem com o Governo para que a gente possa ampliar, fazer as parcerias necessárias, fazer trabalhos sociais que, de fato, só vocês sabem fazer. Contem comigo para preparar o nosso Estado para os nossos jovens!”, afirma Cameli. 

O Centro de Juventudes é a concretização do propósito de cuidar da vida, cuidar da Casa Comum e contribuir para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Ele vem sendo sonhado e desenvolvido há alguns anos, pois, como afirma Papa Francisco no documento Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, a necessidade de ser presença ativa e efe​tiva na região amazônica é urgente e emergente.

Saiba mais sobre o Centro de Juventudes

A nova unidade tem o objetivo de atender os jovens dos municípios do Alto Juruá com formação humana e espiritual, esporte e cultura e formação para o mundo do trabalho, envolvendo as dimensões psicoafetiva, psicossocial, política, espiritual e técnica. 

O Centro de Juventudes está localizado no mesmo espaço da Secretaria Estadual de Educação, também denominado Centro de Retiros e Formação da Diocese de Cruzeiro do Sul – Seminário Menor (Av. 25 de agosto, nº 4.320, Bairro Aeroporto Velho).

Para saber mais sobre os projetos que serão desenvolvidos, clique aqui​.

Fonte: Rede Marista

  • Compartilhar
Lorena Oliveira

Post Anterior

CENTRO DE ESPIRITUALIDADE E MEMÓRIA MARISTA LANÇA SITE
17 de agosto de 2023

Próximo Post

Semana Vocacional Marista: tempo para discernir a vocação!
25 de agosto de 2023

Você também pode gostar de

Divulgação_Lançamento_Livro_card
Província Marista Brasil Centro-Norte lança publicação sobre o Laicato Marista
19 setembro, 2023
Captura de tela 2023-09-19 153149
Irmão Marista celebra 100 anos de vida e 80 anos de Vida Religiosa Consagrada
19 setembro, 2023
TuttiFratelli-2023_LaSalle
Programa de Formação Tutti Fratelli para Acompanhantes em Roma
14 setembro, 2023
umbrasil

+55 (61) 3346-5058

umbrasil@umbrasil.org.br

SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 615 Módulo C - Brasília, DF

CEP: 70200-750

Frentes de Atuação

  • Região América Sul
  • Brasil Marista
  • Educação
  • Evangelização
  • Solidariedade

Multimídia

  • Publicações
  • Relatório Social
  • Nossa Marca
  • Repositório UMBRASIL

Links Importantes

  • Grupo Marista
  • Rede Marista
  • Província Marista Brasil Centro-Norte
  • FTD
  • FMSI

UMBRASIL - União Marista do Brasil. Todos os direitos reservados.

Outlook - Office 365