• Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato
União Marista do BrasilUnião Marista do Brasil
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato

Cotidiano

  • Home
  • Blog
  • Cotidiano
  • UMBRASIL lança Posicionamento do Brasil Marista sobre Internacionalização na Educação Básica

UMBRASIL lança Posicionamento do Brasil Marista sobre Internacionalização na Educação Básica

  • Postado por Guilherme Marquiori
  • Categorias Cotidiano
  • Data 14 de março de 2023

A internacionalização é um tema cada vez mais presente na Educação, sobretudo no que diz respeito à Educação Básica. Com o objetivo de contribuir para o debate sobre o tema, a União Marista do Brasil lança a publicação Posicionamento do Brasil Marista sobre Internacionalização na Educação Básica. O documento, construído pelo Grupo de Referência dessa temática no Marista Brasil, aborda, pelo olhar de variados especialistas, as bases teóricas e os marcos nacionais e globais da Internacionalização.

De acordo com o posicionamento, a internacionalização tem o potencial de ampliar as perspectivas dos alunos, promover a diversidade cultural e linguística e prepará-los para uma sociedade cada vez mais globalizada e conectada. Além disso, a internacionalização pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, ao estimular o intercâmbio de ideias, práticas pedagógicas e metodologias de ensino.

O posicionamento destaca ainda que a internacionalização na Educação Básica deve ir além do ensino de línguas estrangeiras. É preciso incluir a abordagem de temas globais, a realização de projetos em parceria com escolas de outros países e a promoção de intercâmbios e intercâmbios virtuais.

Para que a internacionalização seja bem-sucedida na Educação Básica, é necessário que haja investimento em formação de professores, disponibilização de recursos materiais e tecnológicos, e articulação entre as diferentes esferas do sistema educacional.

Por fim, o posicionamento ressalta que a internacionalização na Educação Básica deve estar em consonância com os valores democráticos e os direitos humanos, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças.

Em síntese, o lançamento do posicionamento sobre a internacionalização na Educação Básica é uma contribuição importante para o debate educacional, ao defender uma educação mais ampla e conectada com o mundo. Para Michelle Jordão, Gerente de Formação e Inovação do Marista Brasil, a publicação representa uma contribuição valiosa para o debate educacional no Brasil, ao trazer reflexões e propostas concretas para aprimorar a prática pedagógica e garantir uma formação de qualidade para nossas crianças e jovens.

Acesse o documento: Clique aqui!

 

  • Compartilhar
Guilherme Marquiori

Post Anterior

Como viver a Quaresma como Família Global
14 de março de 2023

Próximo Post

1º Encontro de Gestores reuniu lideranças do Marista Brasil
16 de março de 2023

Você também pode gostar de

MicrosoftTeams-image (42)
1º Encontro de Gestores reuniu lideranças do Marista Brasil
16 março, 2023
0-capa-e-abertura
Como viver a Quaresma como Família Global
28 fevereiro, 2023
Foto ofical
Cuidar e gerar vida Marista é tema da 19ª Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL
15 fevereiro, 2023
umbrasil

+55 (61) 3346-5058

umbrasil@umbrasil.org.br

SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 615 Módulo C - Brasília, DF

CEP: 70200-750

Frentes de Atuação

  • Região América Sul
  • Brasil Marista
  • Educação
  • Evangelização
  • Solidariedade

Multimídia

  • Publicações
  • Relatório Social
  • Nossa Marca
  • Repositório UMBRASIL

Links Importantes

  • Grupo Marista
  • Rede Marista
  • Província Marista Brasil Centro-Norte
  • FTD
  • FMSI

UMBRASIL - União Marista do Brasil. Todos os direitos reservados.

Outlook - Office 365