UMBRASIL lança Posicionamento do Brasil Marista sobre Internacionalização na Educação Básica
A internacionalização é um tema cada vez mais presente na Educação, sobretudo no que diz respeito à Educação Básica. Com o objetivo de contribuir para o debate sobre o tema, a União Marista do Brasil lança a publicação Posicionamento do Brasil Marista sobre Internacionalização na Educação Básica. O documento, construído pelo Grupo de Referência dessa temática no Marista Brasil, aborda, pelo olhar de variados especialistas, as bases teóricas e os marcos nacionais e globais da Internacionalização.
De acordo com o posicionamento, a internacionalização tem o potencial de ampliar as perspectivas dos alunos, promover a diversidade cultural e linguística e prepará-los para uma sociedade cada vez mais globalizada e conectada. Além disso, a internacionalização pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, ao estimular o intercâmbio de ideias, práticas pedagógicas e metodologias de ensino.
O posicionamento destaca ainda que a internacionalização na Educação Básica deve ir além do ensino de línguas estrangeiras. É preciso incluir a abordagem de temas globais, a realização de projetos em parceria com escolas de outros países e a promoção de intercâmbios e intercâmbios virtuais.
Para que a internacionalização seja bem-sucedida na Educação Básica, é necessário que haja investimento em formação de professores, disponibilização de recursos materiais e tecnológicos, e articulação entre as diferentes esferas do sistema educacional.
Por fim, o posicionamento ressalta que a internacionalização na Educação Básica deve estar em consonância com os valores democráticos e os direitos humanos, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças.
Em síntese, o lançamento do posicionamento sobre a internacionalização na Educação Básica é uma contribuição importante para o debate educacional, ao defender uma educação mais ampla e conectada com o mundo. Para Michelle Jordão, Gerente de Formação e Inovação do Marista Brasil, a publicação representa uma contribuição valiosa para o debate educacional no Brasil, ao trazer reflexões e propostas concretas para aprimorar a prática pedagógica e garantir uma formação de qualidade para nossas crianças e jovens.
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