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Projeto Entrelaça inicia ações concretas no território de Paiçandu

  • Postado por Guilherme Marquiori
  • Categorias Cotidiano
  • Data 7 de fevereiro de 2023

Após aproximadamente um ano e três meses de estudos, diagnósticos e articulações, na última quinta-feira (2) aconteceu em Paiçandu (PR) a primeira ação concreta do Projeto Entrelaça (PMBCS). Trata-se da formação intitulada “As práticas Restaurativas no ambiente escolar: por uma cultura do Cuidado e da Paz” ministrada pela Me. Raimunda Caldas Barbosa, que atualmente trabalha com o Cuidado Integral na Diretoria Executiva da Rede de Colégios da PMBCS.

Participaram da formação cerca de 450 profissionais, entre eles professores, assessores coordenadores pedagógicos, orientadores, conselheiros municipais, conselheiros tutelares, lideranças comunitárias, políticas e eclesiais. Estiveram presentes também, representando o Projeto Entrelaça, Especialista de Identidade Missão e Vocação, Bruno Socher, o Articulador local do projeto, Márcio Castilho e os Irmãos, Neri Depaoli e Lauro Daros.

O objetivo da formação foi de formar facilitadores e multiplicadores das práticas restaurativas no ambiente escolar com foco na diminuição das posturas punitivas e da violência na escola em vias de criar e possibilitar formas alternativas para o manejo dos conflitos escolares.

Para a Secretaria Municipal de Paiçandu, Elisângela Lunardelli, “a formação foi um grande presente para iniciar o  ano de 2023, pois proporcionou uma reflexão sobre a missão que cada educador, reforçou a importância do papel social da escola como espaço privilegiado de construção vínculos pautado no amor, no cuidado e no diálogo que reverbera em nas  atitudes de cada um(a), no agir enquanto edudadores”. frisa.

Para Marcio Castilho, articulador local do projeto, “a formação em práticas restaurativas vem trazer uma metodologia agregadora nos ambientes escolares e na comunidade local, pois favorece um novo modo de conceber as relações humanas propondo a empatia, o diálogo, cultura do cuidado e a fraternidade como elementos fundamentais para a prevenção de violências, para a superação de uma concepção punitiva de educação e, acima de tudo, é que cada escola seja uma ” aldeia do cuidado””, diz. Para ele, isso “é apostar que a educação integral e libertadora é chave fundamental para entregar para a sociedade sujeitos conscientes, humanamente e afetivamente saudáveis para intervir positivamente na comunidade que vivem”, ressalta.

De acordo com Bruno Socher, especialista em Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, a formação foi bastante importante para dar seguimento ao projeto Entrelaça. “Esse projeto vai fortalecer ainda mais a presença significativa Marista na região, pois irá apoiar os atores sociais nos processos de qualificação educacional pública”, afirma.

Próximos passos

Os próximos passos do projeto será a criação dos círculos restaurativos no território envolvendo as Escolas e CMEIS, bem como, as paróquias do município, conselheiros municipais e lideranças comunitárias. O objetivo é oportunizar espaço tempo de trocas, escuta ativa e reciprocidade entre os participantes, em vista de contribuir para uma educação mais integrativa e menos punitiva nos espaços escolares e comunitários.

Fonte: PMBCS

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