A vocação e as juventudes, reflexões na Escola Vocacional Marista 2023
A Escola Vocacional Marista 2023 reúne cerca de 60 participantes, das mais diversas congregações do Brasil e do mundo, nesta semana, de 23 a 28 de janeiro, em Brasília (DF), em seu primeiro módulo presencial, após dois anos de pandemia.
Na programação do encontro, voltado para animadores vocacionais, religiosos, religiosas, leigos, padres e seminaristas, há palestras, dinâmicas de grupos, oficinas, mesas redondas e produções de roteiros, que animam os participantes a refletir sobre a Animação Vocacional em seus espaços e congregações.
As juventudes e as vocações pautam a Escola Vocacional deste ano, provocando os participantes a irem ao encontro destes jovens vocacionados, nos locais onde eles vivem e nos espaços onde atuam. A pergunta como despertar a vocação religiosa nos jovens permeia todo o evento, gerando reflexões para as diversas congregações, que desejam estar mais perto e entender este universo, que muda frequentemente, mas, ao mesmo tempo, se interessa pelas causas missionárias, propostas pelos espaços religiosos.
Os temas, debatidos durante o encontro, são abordados por profissionais das respectivas áreas, estudiosos e participantes dos processos das juventudes, em espaços eclesiais, acadêmicos e corporativos. Juventudes, concepções e contextos; Um olhar latino-americano para a Animação Vocacional; Consciência e cuidado de si na Animação Vocacional; Escuta das Juventudes e Planejamento para a Animação Vocacional são os assuntos tratados, que envolveram todos os participantes, em reflexões profundas, sobre ser animador vocacional no momento atual, o papel das congregações, neste contexto, o que os jovens querem e buscam, e o futuro da Animação Vocacional.
O segundo módulo e as novas perspectivas
Ainda há muito o que se discutir e debater sobre o assunto. Este primeiro módulo presencial será sequenciado, em julho, deste ano, com o segundo módulo, na modalidade virtual. Até lá, os participantes refletirão sobre os assuntos tratados, durante esta semana, e poderão levar novas propostas e outros olhares para a Animação Vocacional.
A Escola Vocacional Marista é promovida pela Província Marista Brasil Centro-Norte, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Universidade Católica de Brasília, que emitirá os certificados de participação. Desde que o projeto começou, há 15 anos, a Escola Vocacional já recebeu cerca de mil participantes, de todo Brasil e do mundo.
O projeto inovador é uma forma de atender a demanda dos processos de Animação Vocacional e oferece aos participantes autoconhecimento, entendimento e preparação, tanto no âmbito pessoal como profissional.
Reconhecimento. Em 2022, a Escola Vocacional Marista teve o reconhecimento de suas ações vocacionais pela Revista Rogate, publicação referência do segmento, que completa 40 anos. No dia 1º de maio de 2022, a Escola Vocacional, representada pelo Ir Fabrício Barbosa, recebeu o Troféu Rogate em uma cerimônia, em São Paulo (SP).