• Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato
União Marista do BrasilUnião Marista do Brasil
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato

Cotidiano

  • Home
  • Blog
  • Cotidiano
  • ENCONTRO DO COMITÊ REGIONAL E COORDENADORES DA REGIÃO AMÉRICA SUL OCORRE EM BRASÍLIA

ENCONTRO DO COMITÊ REGIONAL E COORDENADORES DA REGIÃO AMÉRICA SUL OCORRE EM BRASÍLIA

  • Postado por Lorena Oliveira
  • Categorias Cotidiano
  • Data 2 de maio de 2022

Após dois anos de eventos online, na última semana de abril, integrantes da Região América Sul estiveram em Brasília (DF) para planejar os próximos passos do trabalho colaborativo regional. Entre os dias 25 e 29, iluminados pelo tema “atuar no presente para transformar o futuro”, representantes da Região reuniram-se com o objetivo de retomar os projetos realizados, levando em conta as iniciativas estratégicas elencadas para o horizonte de 2022 e 2023.

​Presença regional​

O primeiro dia contou com as boas-vindas do secretário-executivo da Região, Leonardo Soares e com a participação do Ir. Pablo Gonzalez, Provincial da Província Marista Santa Maria de Los Andes. Os dois enfatizaram a importância da caminhada como família global e a colaboração interregional, sendo o único caminho possível para a estruturação de processos e estratégias ágeis, simples e participativas. “Na Região América Sul, devemos trabalhar uma relação de sinergia de processos, estrutura e pessoas. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas algo que criamos, e é isso que faremos nesse evento” ressaltou o Ir. Pablo. 

Na sequência, de forma virtual, o Irmão Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral do Instituto Marista, convidou os participantes a tornarem a Região uma realidade concreta, local, assertiva e bem comunicada.

O primeiro dia contou ainda com a participação do Irmão Óscar Martin (Conselheiro Link para a Região América Sul) e do Ir. Gregorio Linacero Melon  (Assistente do Tesoureiro Geral e Gerente do Plano Estratégico), mais conhecido como Ir. Goyo, intensificando os debates sobre o ser e fazer Região.

O evento contou ainda com a visita do Ir. Ángel Diego García Otaola e Francis Yufenyuy Lukong (Secretaria de Solidariedade). A participação atuante do Instituto inspirou a todos os presentes, criando sinergia entre a região, em nível global.

Dando continuidade ao momento, o Ir. José de Assis Elias de Brito, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, trouxe alguns informes e reflexões da X Conferência Geral do Instituto Marista, que teve por objetivo consolidar a unidade do Instituto e estudar os assuntos de interesse geral, propondo soluções. “É preciso pensar a missão, a espiritualidade e a vida fraterna, de forma mais sustentável, desenvolvendo um olhar sensível, profético, global, integrador e de esperança” afirmou o Irmão.

Passos dados pelas iniciativas estratégicas

Ao longo da semana, os participantes apresentaram os status de cada uma das equipes: Rede de Escolas, Especialistas, Comunicação, Rede de Laicato, Rede de Economato, Rede de espiritualidade, Disponibilidade de Especialistas, Formação Inicial e Permanente e Centro de Memória. O conteúdo serviu de insumo para reflexões do Comitê Regional.

Todas essas informações foram reunidas para projetar as entregas de 2022 e compor a elaboração do novo Planejamento Estratégico. Marcelo Cordeiro, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista, conduziu o momento de revisão do Planejamento Estratégico da Região e propôs uma metodologia de atualização do propósito e dos direcionadores, para transformar os possíveis desafios em opções estratégicas, para os próximos 3 anos.

A programação do evento contou ainda com uma visitação aos principais pontos turísticos de Brasília e ao Colégio Marista de Brasília. Para Leonardo Soares, secretário executivo da Região América Sul, “o encontro mais do que projetos e ações materializadas, tem como grande aprendizado reforçar a ideia de Região, nossos laços, nosso compromisso e nossa intenção de caminhar como família global” finalizou.

  • Compartilhar
Lorena Oliveira

Post Anterior

Jovens participam ativamente do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical
2 de maio de 2022

Próximo Post

Estão abertas as inscrições para a Escola Vocacional Edição Nordeste
3 de maio de 2022

Você também pode gostar de

MicrosoftTeams-image (42)
1º Encontro de Gestores reuniu lideranças do Marista Brasil
16 março, 2023
capa_livro_internacionalização_2
UMBRASIL lança Posicionamento do Brasil Marista sobre Internacionalização na Educação Básica
14 março, 2023
0-capa-e-abertura
Como viver a Quaresma como Família Global
28 fevereiro, 2023
umbrasil

+55 (61) 3346-5058

umbrasil@umbrasil.org.br

SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 615 Módulo C - Brasília, DF

CEP: 70200-750

Frentes de Atuação

  • Região América Sul
  • Brasil Marista
  • Educação
  • Evangelização
  • Solidariedade

Multimídia

  • Publicações
  • Relatório Social
  • Nossa Marca
  • Repositório UMBRASIL

Links Importantes

  • Grupo Marista
  • Rede Marista
  • Província Marista Brasil Centro-Norte
  • FTD
  • FMSI

UMBRASIL - União Marista do Brasil. Todos os direitos reservados.

Outlook - Office 365