• Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato
União Marista do BrasilUnião Marista do Brasil
  • Marista
    • Quem Somos
    • Fundador
    • Inspiração Mariana
    • Presença
    • Apelos do XXII Capítulo Geral
    • Rede de Centros de Memória Marista
  • Frentes de Atuação
    • Região América Sul
    • Brasil Marista
    • Educação
    • Evangelização
    • Solidariedade
    • Vida Consagrada e Laicato
  • Cotidiano Marista
  • Pacto educativo Global
  • Contato

Brasil Marista

  • Home
  • Blog
  • Brasil Marista
  • COMUNIDADE INTERNACIONAL MARISTA DA AMAZÔNIA RECEBE NOVOS MISSIONÁRIOS

COMUNIDADE INTERNACIONAL MARISTA DA AMAZÔNIA RECEBE NOVOS MISSIONÁRIOS

  • Postado por Zuleide Xavier
  • Categorias Brasil Marista, Cotidiano
  • Data 11 de maio de 2022

​​​​Localizada na cidade de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, a Comunidade Internacional Marista da Amazônia está situada em um contexto multicultural de três países diferentes: Brasil, Peru e Colômbia. Desde 2016, ela tronou-se uma comunidade mista e internacional que faz parte do projeto LaValla200>. Desta forma, recebe Irmãos e Leigos/as de outros países para desenvolver trabalho missionário na Amazônia. 

No final do mês de abril, a comunidade acolheu dois novos integrantes. Laura Patrícia de la Maza Borja, de San Luís Potosí (México) e Marcio Sampaio de Paula, de Ervália (Minas Gerais – Brasil) chegaram em Tabatinga no dia 28/4 para integrar a comunidade junto com o Irmão Luke Fong e a Leiga Mayra Márquez. 

O casal estava morando em Cajuri (Minas Gerais) e era acompanhado pelo Laicato Marista da Província Marista Centro-Norte. A partir do ingresso no projeto LaValla200>, iniciaram um processo preparatório para inserção na comunidade mista no qual, durante cinco dias, tiveram formações sobre as realidades amazônicas ministradas por Irmãos e Leigos/as na Comunidade Marista de Manaus. 

“Uma das maiores riquezas que levamos deste momento preparatório foi o conhecimento sobre a espiritualidade indígena. É uma espiritualidade unida à vida deles, em que suas manifestações religiosas se dão no dia a dia em todos os atos. A importância desta relação constante de comunhão com a Casa Comum e com o criador foi muito significativa”, avalia Laura. 

​​​Texto auxiliar da imagem

Momento formativo vivenciado na Comunidade Marista de Manaus

A previsão é que o casal siga atuando em Tabatinga durante dois anos, conforme a programação estruturada pelo projeto do Instituto Marista. Para o Irmão Luke e a Leiga Mayra recebê-los na Comunidade está sendo uma vivência muito rica. “Estou ansioso pelas novas experiências e desafios de caminhar ao lado de nossos três leigos maristas este ano”, afirma o Ir. Luke. Mayra complementa: “espero que suas experiências de vida em missão agreguem ao projeto em Tabatinga, mas, acima de tudo, estou feliz porque a chegada deles traz um ar de frescor, novidade e esperança”. 

Sobre o projeto LaValla200> 

O projeto Lavalla200>, Comunidades Internacionais para um Novo Começo, é uma iniciativa do Instituto Marista aberta a Irmãos e Leigos/as que se sentem chamados a dedicar um tempo de suas vidas para além de suas fronteiras geográficas e culturais. 

Após participarem de um programa de preparação, os/as participantes são enviados em missão para uma das comunidades LaValla200> ou para um dos Projetos especiais do Instituto, tais como: MDA, Projeto Fratelli, Solidariedade com o Sudão do Sul e outros. 

A principal característica do LaValla200> é a vivência em comunidades maristas mistas, em que Irmãos e Leigos/as trabalham juntos/as em uma perspectiva de interculturalidade para responder às necessidades emergentes. ​

  • Compartilhar
Zuleide Xavier

Post Anterior

Estão abertas as inscrições para a Escola Vocacional Edição Nordeste
11 de maio de 2022

Você também pode gostar de

Escola Vocacional CARD
Estão abertas as inscrições para a Escola Vocacional Edição Nordeste
3 maio, 2022
IMG_5646
ENCONTRO DO COMITÊ REGIONAL E COORDENADORES DA REGIÃO AMÉRICA SUL OCORRE EM BRASÍLIA
2 maio, 2022
acompanhadores
Jovens participam ativamente do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical
13 abril, 2022

Pesquisar

Categorias

  • Brasil Marista
  • Campanha contra a Redução da Maioridade Penal
  • CNBB
  • Cotidiano
  • Destaques
  • Educação
  • Evangelização
  • Eventos
  • Gestão
  • Informativo UMBRASIL
  • Internacional
  • Missão
  • Outras Notícias
  • Região América Sul
  • Relatório Social
  • Representação Institucional (RI)
  • Secretariado Executivo
  • Solidariedade
  • teste
  • Vida Consagrada e Laicato (VCL)
umbrasil

+55 (61) 3346-5058

umbrasil@umbrasil.org.br

SCS - Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, Edifício Vera Cruz - Brasília - DF

CEP: 70304-913

Frentes de Atuação

  • Região América Sul
  • Brasil Marista
  • Educação
  • Evangelização
  • Solidariedade

Multimídia

  • Publicações
  • Relatório Social
  • Nossa Marca
  • Repositório UMBRASIL

Links Importantes

  • Grupo Marista
  • Rede Marista
  • Província Marista Brasil Centro-Norte
  • FTD
  • FMSI

UMBRASIL - União Marista do Brasil. Todos os direitos reservados.

Outlook - Office 365