BRASIL MARISTA LANÇA PESQUISA: VAMOS FALAR SOBRE ENSINO MÉDIO?
Na próxima quinta-feira, 29/10, a União Marista do Brasil (Umbrasil) lança a pesquisa: Vamos falar sobre Ensino Médio? Jovens estudantes e suas percepções de currículo no Brasil Marista. O estudo, que tem como objetivo compreender os processos curriculares experienciados nos colégios e unidades sociais maristas, será divulgado oficialmente em live transmitida pelo canal do Youtube da UMBRASIL a partir das 18h. Acesse aqui.
A pesquisa coletou informações de mais de três mil jovens estudantes do Ensino Médio de diferentes regiões do Brasil. A metodologia de trabalho mista – qualitativa e quantitativa – oportunizou um maior detalhamento sobre diferentes aspectos, como explica a coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Patrícia Teixeira: “a etapa inicial desenvolveu-se por meio da coleta de respostas com um questionário autoaplicável. Tivemos a participação de 3.089 estudantes. Já na segunda fase, aprofundamos as questões relativas às trajetórias juvenis, escola e currículo. Para isso, forma realizadas entrevistas com 80 estudantes, de colégios e unidades sociais, divididos em dez grupos focais”.
De caráter interinstitucional, o estudo foi organizado pelo Grupo de Trabalho do Ensino Médio da Umbrasil e coordenado pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista em parceria com o Observatório das Juventudes da PUCPR.
Para Michelle Jordão, assessora de Educação da UMBRASIL, a importante pesquisa permite conhecer e analisar as percepções dos jovens do Ensino Médio sobre o currículo vivenciado nos colégios e unidades sociais do Brasil Marista e tornam-se essenciais para pensar propostas educativas que tragam sentido e significado para as constituições dos projetos de vida dos estudantes. “Estamos, inclusive, redesenhando a proposta de Ensino Médio do Brasil Marista, valorizando ainda mais o protagonismo juvenil advindos das relações entre as dimensões acadêmica, tecnológica, ético-estética e política, conforme previsto no Projeto Educativo e nas Matrizes Curriculares do Brasil Marista”, comenta.
O jovem de hoje: vivências e trajetórias juvenis
Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram as percepções dos jovens estudantes do Ensino Médio (cursando esse nível de ensino entre 2018 e 2019). As informações perpassam temáticas como: compreensão dos processos de construção da autonomia, protagonismo juvenil, hábitos culturais, aspectos relativos à diversidade, projeto de vida, uso das tecnologias e informação, entre outros.
Sobre a contribuição da escola na construção do projeto de vida dos estudantes, 74,8% dos entrevistados concordam que o ambiente educativo ajuda nessa construção. Já em relação ao futuro, os pontos que mais se destacam são o desejo de ingressar no Ensino Superior (32,78%) e trabalhar (19,42%).
A partir desse recorte de dados, já é possível perceber a importância do currículo do Ensino Médio ser construído de forma multidisciplinar com temáticas transversais e que possam integrar esses desejos de projetos de vida e prognóstico profissional. Segundo a supervisora pedagógica da Gerência Educacional do Colégios Maristas, Camila Fabis, a pesquisa ajuda a mostrar que esses jovens estão sendo formados para um mundo em constante transformação: “elaborar um novo Ensino Médio, implica investir em propostas curriculares inovadoras, com foco no pensamento crítico, na colaboração, na criatividade e na construção de conhecimentos relevantes”, avalia.
“Percebo como necessário e importante seguir apostando no diálogo com as juventudes, na construção de projetos de vida, no protagonismo dos estudantes, na convivência democrática e na busca por novas formas de educar, evangelizar e promover a vida. A inovação com as marcas da nossa tradição é o que essa pesquisa vem evidenciar”, complementa a supervisora pedagógica.
Estudo completo
O relatório completo da pesquisa está disponível para download gratuito aqui!.
Fonte: UMBRASIL e Rede Marista