Reflexões, análise de conjuntura e a importância da Missão Marista marcam a 15ª AGO da UMBRASIL
Dias 21 e 22 de fevereiro, no espaço Champagnat, em Brazlândia (DF), acontece a 15ª Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (UMBRASIL), que tem por objetivo dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista.
Com a presença de 18 representantes, divididos entre as Províncias do Brasil Marista e sob o tema: “Lançar sementes do coração para fecundar a missão”, a abertura contou com a acolhida do secretário executivo da UMBRASIL, Natalino Guilherme de Souza, que convidou o grupo a assistir um vídeo com depoimentos de estudantes, colaboradores, leigos e leigas, que com muita sensibilidade, contaram como “ser Marista” faz diferença em suas vidas.
Na sequência, o evento começou com a indicação e posse do novo Presidente do Conselho Superior da UMBRASIL, dos novos membros da Diretoria e dos novos integrantes do Conselho Fiscal.
O Irmão Benê, foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho Superior da UMBRASIL. Já a Diretoria da UMBRASIL será composta pelo Ir. Renato Augusto da Silva, diretor-presidente; Ir. Cézar Cavanus, diretor-tesoureiro e Ir. Odilmar Fachi, diretor-secretário.
O Conselho fiscal será composto pelo Ir. José Augusto Júnior, presidente, Ir. Lino Alfonso Jungbluth, diretor-secretário e Ir. Lauro Francisco Hochscheidt, conselheiro.
Assessor da CNBB analisa atual conjuntura política
Ainda pela manhã, a assembleia contou com uma análise de conjuntura realizada pelo Pe. Paulo Renato Campos, assessor político da CNBB.
Trazendo o contexto das eleições de 2018, a Igreja no Brasil (CNBB) e as relações institucionais, o padre compartilhou a mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ao povo de Deus: “ao assumir posicionamentos pastorais em questões sociais, econômicas e políticas, a CNBB o faz por exigência do Evangelho. Não podemos nos calar quando a vida é ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada. Se, por este motivo, formos perseguidos, nos configuraremos a Jesus Cristo, vivendo a bem-aventurança da perseguição”.
Validação de documentos norteadores
Ao longo da tarde foram apresentados a atualização do Planejamento Estratégico 2015/2021, o Estatuto da UMBRASIL e as Diretrizes Nacionais de Promoção e Proteção Integral às Crianças e Adolescentes do Brasil Marista. Assim, a assembleia cumpre um importante papel, de contextualização da conjuntura nacional e atualização de documentos norteadores importantes, para o coordenador da Área de Missão e Gestão da UMBRASIL, Ricardo Mariz, o momento é de potencializar esforços para a construção da atuação nacional, assumindo papel estratégico em iniciativas que levam em conta os desafios estabelecidos para os próximos anos.
Região América Sul
O Ir. Alberto Aparício, secretário executivo da Região América Sul, apresentou dados sobre a Região e sua importância para o Instituto. Em 2018, a UMBRASIL atuou em conjunto com a Região com o desenvolvimento de projetos de centros e memoriais históricos, da rede de escolas, de negociações conjuntas e de apoio estratégico e logístico.
Apresentação dos destaques de 2018
O segundo dia começou com a apresentação de entregas importantes da UMBRASIL no ano de 2018. São exemplos as Matrizes Curriculares da Educação Infantil, a atualização das Matrizes Curriculares do Ensino Fundamental, o processo de atualização das Diretrizes da PJM, o Plano de Desenvolvimento de Lideranças, o Mapeamento dos Representantes Institucionais (BI), as Orientações de Comunicação e Marketing para o Brasil Marista, as Negociações Conjuntas, o Projeto Migração Roraima, a participação na Mesa BICE/América Latina, a Semana Vocacional, a inserção de Champagnat no Calendário Litúrgico da CNBB, o curso de Educação em Direitos Humanos – PUCPR, o curso de Enfrentamento contra o Abuso Sexual – PUCPR, o Fórum das Infâncias sobre Direitos Humanos, o Fórum de Voluntariado, o Encontro Nacional do MChFM; o Encontro Regional dos Centros de Memória (Chile) e o Encontro dos Gestores das casas de Irmãos Idosos.
Sobre as publicações, foram lançadas a Cartilha dos Direitos Humanos, o Calendário Religioso Marista, o Nós Somos Assim, as Memórias do Bicentenário, o Ser Marista Leigo, o Projeto de Vida em Fraternidade (MChFM) e o Relatório Social 2017.
Apostas para 2019
Para 2019 as áreas de Missão e Gestão da UMBRASIL apostam na continuidade de alguns projetos, como a Rede de Colégios de Brasília, Avaliação de Larga Escala, Negociações Conjuntas, Plano de Desenvolvimento de Lideranças, Mesa BICE/América Latina, Monitoramento e Gerenciamento de Crise e Semana Vocacional.
São projetos novos o: Redesenho do Ensino Médio, Atualização das Matrizes Curriculares do Ensino Médio, Atualização das Diretrizes da PJM, Diretrizes de Acompanhamento para Práticas Jurídicas e Ações Conjuntas, Manual de Orientações para Gestão das Comunidades Maristas, Diretrizes e procedimentos para ações conjuntas em tecnologia da informação, Diretrizes Nacionais de Promoção e Proteção de Crianças e Adolescentes. Projeto de Voluntariado do Brasil Marista, Projeto de Acompanhamento dos Irmãos, Cursos de Educadores Sociais, Fórum de Educação Infantil, Fórum de TI e TE, Fórum de Gestores de Educação do Brasil Marista, Jornada Mariológica, Escola Vocacional da Região América Sul, Curso de Acompanhadores em Espiritualidade (Mentoring), Programa de Formação dos RI’s do Brasil Marista e Fórum de Comunicadores do Brasil Marista.
Sobre as publicações, serão lançadas as Cartas de Champagnat, a releitura infanto-juvenil, os cadernos do Ir. Basílio Rueda – Vol. 2 e 3, Convergência (Ir. Henri Vergès) e 31 Dias Vocacionais.
Balanço 2018 e aprovação do orçamento
Após a explanação dos projetos, o Ir. Renato Silva, ecônomo e diretor-tesoureiro da UMBRASIL, apresentou o balanço de 2018, composto pelas propostas iniciais, as aprovadas e as executadas. Finalizando o exercício, os membros do Conselho Fiscal deram parecer favorável aos resultados do ano anterior, constatando o alinhamento do Relatório de Atividades com o Planejamento Estratégico do Brasil Marista 2015/2021.
World café: tendências do mercado educacional e projeto Rede de Escolas
Os participantes contaram com a presença de Lucas Henrique Fuck, especialista em marketing, que apresentou um panorama da Educação Básica, mostrando novos movimentos e modelos de mercado.
Na sequência, Ricardo Mariz, coordenador de Missão e Gestão da UMBRASIL, instigou os irmãos a pensar como os novos cenários devem impactar os próximos passos do desenvolvimento do projeto Rede de Escolas. A metodologia da discussão estimulou a criação de premissas para a governança e gestão em rede. A síntese das propostas será encaminhada a UMBRASIL para desdobramentos.
Missão Marista
O secretário executivo da UMBRASIL, Ir. Natalino Guilherme de Souza, frisou a importância da assembleia para o Brasil Marista, “é um momento evidenciar a responsabilidade que trazemos nas nossas mãos, mãos cheias de esperança e fé que tem cultivado há mais de 200 anos a nossa missão. A UMBRASIL se alegra em poder dar visibilidade, viabilidade e implementação aos nossos sonhos, essas sementes cheias de vida e esperança que lançamos no solo desse país”.
A Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL ocorre anualmente e, além de apresentar os projetos para o ano vigente, é também um momento que promove a fraternidade entre os Irmãos Maristas. Concluindo as atividades previstas, todos retornam as suas Províncias incumbidos de serem semeadores da missão Marista.