Matrizes Curriculares: processo da aprendizagem
As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista foram lançadas em versão digital como um referencial político-pedagógico-institucional, estratégico para organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das intencionalidades da proposta educativa do Brasil Marista. Organizadas por áreas de conhecimento, contemplam concepções, princípios, pressupostos e procedimentos que orientam as ações coletivas e individuais, nas unidades educativas do Brasil Marista.
O projeto foi resultado de um trabalho conjunto da Área de Missão e da Comissão de Educação Básica da UMBRASIL. A elaboração das Matrizes Curriculares teve como base os elementos que constituem o processo de aprendizagem: esperança, conhecimentos prévios, dúvidas, novas descobertas e engajamento.
Acesse as Matrizes Curriculares de Educação Básica aqui.
Confira a entrevista com a assessora da área de missão da UMBRASIL, Michelle Jordão:
- Como foi a construção desse material?
A primeira edição das Matrizes, inspirada no Projeto Educativo do Brasil Marista, contou com a participação efetiva de 15 professores de cada Província do Brasil Marista, sendo três professores por componente curricular, selecionados obedecendo ao critério de melhor desempenho no curso organizado pela UMBRASIL e realizado em parceria com a PUCRS, via EAD, sobre os fundamentos das Matrizes Curriculares.
Este grupo trabalhou, entre os anos de 2010 e 2012, com a coordenação da Área de Missão e Comissão de Educação Básica da UMBRASIL. Após a elaboração feita pelos professores e respectivos grupos, as Matrizes foram submetidas à leitura crítica de especialistas nas respectivas áreas, indicados pela Comissão de Educação Básica da UMBRASIL.
Durante o ano de 2015, a partir de decisão da Assembleia da UMBRASIL, as matrizes passaram por um processo de atualização das concepções gerais, das áreas de conhecimento e dos componentes curriculares, além da construção das Matrizes Curriculares da Educação Infantil. Esse processo contou com o envolvimento direto de 68 consultores, entre professores internos aos Brasil Marista e assessores externos.
Todo o processo de elaboração inicial e de atualização foi desenvolvido a partir de premissas construídas coletivamente com a Comissão de Educação Básica da UMBRASIL, assegurando a qualidade acadêmica, o finalismo da ação educativo- evangelizadora da Instituição Marista no Brasil.
O fato dos professores das províncias terem participado de todo o processo de elaboração das Matrizes concedeu uma grande legitimidade ao processo de construção desse importante referencial para nas unidades educativas do Brasil Marista.
- Qual a importância das Matrizes Curriculares para os estudantes?
As Matrizes curriculares têm o propósito de estimular aprendizagens ao longo da vida, aprendizagens que deem sentido e significado e possibilitem melhores condições de vida, pessoal e social, atendendo desafios e as esperanças da contemporaneidade. Nessa direção, oportunizam: uma formação com o compromisso de cultivar as capacidades e potencialidades pessoais, para ter melhor vida e condição de cuidar da vida, da natureza e das pessoas em todas as suas dimensões, assim como compreender os conhecimentos como produção coletiva da humanidade e a serviço do bem comum, apontando para a importância e necessidade do conhecimento escolar estabelecer relações com o sobrenatural, com o divino, e a seguir os ensinamentos espirituais como caminho para fundamentar nos estudantes o sentido da vida.
- Como os educadores devem trabalhar as Matrizes?
As Matrizes Curriculares do Brasil Marista expressam e sistematizam intencionalidades do Projeto Educativo do Brasil Marista na perspectiva do Currículo, por meio de uma organização curricular integrada, interdisciplinar. Essa intenção educativa rompe com a centralidade dos conteúdos e das disciplinas nos currículos, substituindo-as por aspectos mais abrangentes e que traduzam a complexidade das relações existentes entre as áreas de conhecimento científico, acadêmico, cultural, político e social nos contextos contemporâneos.
Essa perspectiva de organização curricular oportuniza aos educadores a opção por estratégias didáticas que melhor potencializem os processos de aprendizagem individual e coletiva, na configuração de competências, por meio de um processo didático-reflexivo, caracterizado pela problematização, pesquisa, atenção aos diferentes estilos de ensinar e de aprender. Essa dinâmica se efetiva na mobilização e construção de processos de pensamento de níveis mais básicos, tais como reconhecer, interpretar, até níveis mais complexos que abrangem aplicação, análise, síntese e avaliação.