Dia do Marista é celebrado pelos participantes do Fórum das Comissões Temáticas da UMBRASIL
Em 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, os Marista de todo o mundo celebram o Dia do Marista. A data foi escolhida pela referência a Maria, a Boa Mãe, padroeira do Instituto Marista. Em Curitiba (PR), para comemorar a data, os colaboradores e irmãos maristas, que estão no Fórum das Comissões Temáticas da UMBRASIL, participaram da Celebração Eucarística na igreja da Paróquia Universitária Jesus Mestre da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), celebrada pelo padre Marista Renivaldo Rodrigues Souza.
A liturgia do dia trouxe o evangelho da saudação de Isabel, quando é visitada por Maria estando ambas grávidas de João Batista e Jesus, respectivamente. A homilia do Pe. Renivaldo revigorou os celebrantes, exaltando as virtudes de Maria como exemplos para os Maristas.
“Olhar para Maria é olhar para a presença de Deus na humanidade. O deus que Maria nos traz é o Deus das pequenas coisas, o Deus da simplicidade. Maria nos dá a oportunidade, como Maristas, de testemunhar esse Deus por meio da humildade e do amor para com os mais necessitados. Falar de Maria é falar da mulher que assumiu o compromisso de ser mãe do Salvador e que mais do que o acolher em seu ventre, acolheu o mundo em seu coração”, disse Pe. Renivaldo.
Ainda no fim da homilia, encerrou convocando a todos a abraçar a missão Marista com ainda mais fé. “Nós, Maristas, que temos Maria como modelo, precisamos olhar para Ela para ser como Ela: sinal visível e concreto de Deus na humanidade. Devemos transparecer para o mundo a grandiosidade de Deus, pois assim fez Maria e o Pe. Champagnat e assim somos convidados a fazer”, finalizou.
No encerramento da celebração, o superior-provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, Ir. Joaquim Sperandio, também falou aos participantes. “Nós fazemos parte dessa família. Somos integrantes da família desta Mulher vestida de sol e coroada de doze estrelas. Um dia como hoje nos leva a refletir, pelo menos um pouquinho, em como ser iguais a Ela. Imitar Maria em nosso dia a dia é um dever, é parte da Missão de Deus a qual seguimos para ser instrumentos dessa obra. Obrigado por levarem adiante essa Missão. Que nossa presença seja alegria para aqueles que servimos”, finalizou Sperandio.